3.11.08

ALIMENTAÇÃO RACIONAL

A questão da alimentação continua a ser negligenciada e de uma forma geral os nossos contemporâneos alimentam-se incorrecta e desequilibradamente. Come-se não importa o quê, não importa como nem quando.

Obesidade, diabetes, hipertensão, hipercolesterolémia, aterosclerose e obstipação e vários carcinomas do aparelho digestivo estão na ordem do dia, sendo algumas das patologias mais frequentes da nossa geração.

Para que o nosso organismo funcione e se desenvolva, são necessários elementos bem determinados – os nutrientes – de que falaremos já a seguir.

A alimentação racional deve proporcionar nutrientes em quantidade e qualidade adequados às necessidades orgânicas. Por outras palavras diremos que o melhor regime alimentar será aquele que fornece ao organismo a totalidade das nutrientes (proteínas, hidratos de carbono, lípidos, vitaminas, sais minerais, celulose, firas, água e oxigénio), numa proporção que corresponde tanto quanto possível às suas necessidades.

Ninguém deve comer em excesso nem em menor quantidade do que a necessária, pois deste modo estamos a favorecer o desenvolvimento de várias doenças. Comer de forma equilibrada depende da quantidade e qualidade de alimentos de forma que nenhum nutriente falte ao nosso organismo ou seja fornecido em excesso.

Os nutrientes indispensáveis à vida classificam-se em 8 grupos:
- Proteínas
- Hidratos de Carbono
- Lípidos
- Vitaminas
- Sais Minerais
- Celulose e Fibras
- Água
- Oxigénio

A escolha de um regime alimentar é uma questão muito pessoal que tem que ver com várias razões: de saúde, éticas, ecológicas, económicas, religiosas e filosóficas.

Cada vez há maior preocupação em adoptar novos estilos de vida, novos regimes de modo a obter mais e mais saúde. Vai havendo também um interesse crescente pelo vegetarianismo uma vez que estudos científicos sugerem uma correlação entre o estilo de vida vegetariano e uma diminuição dos riscos de determinadas doenças crónicas e degenerativas (obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes mellitus, cancro do cólon, etc.), próprias das sociedades de consumo.

O nosso desejo é que desfrute da saúde e da paz para viver. Bom apetite !

Sem comentários: