9.9.13

Tratamento Natural da Amigdalite

missing image file
A amigdalite é uma inflamação das amígdalas, que se encontram na parte superior da garganta. Em crianças mais pequenas, são comuns as infecções virais, em crianças mais velhas e nos adultos, é mais comum a amigdalite bacteriana. Os sintomas incluem garganta dorida e febre, dores de cabeça e de ouvidos, bem como vómitos e a recusa de alimentos e bebidas pelas crianças pequenas. As amígdalas apresentam-se vermelhas e inchadas, talvez com pontos de pus.
São, normalmente, prescritos antibióticos para o tratamento da amigdalite. Contudo, se a infecção for tratada logo no primeiro estágio, pode, em muitos casos, evitar-se o uso de antibióticos. Se os sintomas não melhorarem, deve consultar-se o médico sem demora. A amigdalite pode provocar complicações graves.

Recomendações para o tratamento da amigdalite:
1. Beba muita água. A quantidade suficiente para que a urina se torne bastante clara. Normalmente entre 8-10 copos por dia.
2. Coma sabiamente. O corpo necessita de nutrientes para funcionar. Coma pão e cereais integrais, fruta e vegetais que são ricos em vitaminas e minerais. Evite o açúcar. Um estudo descobriu que comer um doce médio, contendo apenas 6 colheres de chá de açúcar, diminui a capacidade dos glóbulos brancos de destruir as bactérias em 25% durante cerca de 5 horas. Quando algo que contiver 12 colheres de chá de açúcar é ingerido (como uma lata de refrigerante, por exemplo) a capacidade dos glóbulos brancos fica reduzida em 60%.
3. Exercite-se ao ar livre. O exercício moderado ao ar livre, como por exemplo caminhar, melhora o sistema imunitário. Agasalhe-se bem para não arrefecer.
4. Durma bastante. Vá para a cama cedo ou durma a sesta. O sistema imunitário não poderá funcionar bem se estiver cansado.
5. A compressa de aquecimento é um tratamento excelente para tratar uma garganta dorida. Ao deitar, embeba uma peça fina de tecido, como um lenço, em água fria, espremendo o excesso. Enrole o lenço à volta do pescoço, não muito apertado. Por cima, enrole um cachecol, ou outro tecido de lã, prendendo-o de forma segura. Mantenha a compressa durante toda a noite. O pano húmido que está por baixo irá aquecer, aumentando a circulação da área. Com a circulação melhorada, o corpo pode combater a infecção mais eficazmente.
6. Gargarege com água salgada 3 vezes por dia. O sal é um bom desinfectante.
7. Não fume, pois isso irrita a garganta e diminui a capacidade de combater infecções.
8. A inalação de vapor ou um humidificador, ajudam a evitar que a garganta seque e fique mais dorida. O calor húmido também estimula a circulação sanguínea, promovendo a cura.

missing image file
Plantas medicinais e medicamentos naturais úteis no tratamento da amigdalite:

1. O alho age como um antibiótico tanto contra vírus como contra bactérias. Se se sentir com coragem para isso, mastigue dois dentes de alho a cada refeição! No entanto, é mais fácil esmagá-los e misturá-los com os alimentos. Mas o efeito ainda é melhor se triturar 2 dentes de alho e os misturar com água e meio limão, a que retirou as sementes e a parte amarela da casca. Certifique-se de que come o alho com alimentos para que não irrite o estômago. Quando não for possível usar alho fresco, pode tomar cápsulas de alho, 2g a cada refeição, mas será menos eficaz.
2. Vários estudos mostraram que a equinácea fortalece o sistema imunitário. Estimula os glóbulos brancos a envolverem e destruírem as bactérias e os vírus.
missing image file3. O hidraste é normalmente comercializado em combinação com a equinácea. Além de ser um estimulante do sistema imunitário, tem propriedades antisépticas e antibióticas. É uma mistura muito útil.

4. O propolis, um produto obtido das abelhas, é muito usado para combater as dores de garganta. Isto deve-se às suas propriedades antisépticas e antibióticas, bem como à de promover a cura de feridas e inflamações. No entanto, se for alérgico às picadas de abelha, não deve ingerir este medicamento.

missing image file5. O extracto das sementes de toranja tem propriedades antivirais e antibacterianas. Pode ser encontrado em gotas ou cápsulas e tomado 3-4 vezes por dia.
Recomenda-se, a quem quiser evitar o uso de antibióticos, que utilize uma combinação de todos estes métodos. Quanto mais cedo começar o tratamento, melhor.
Marianne Ferreira
Médica


Sem comentários: