15.2.13

ALIMENTAÇÃO PARA A EPILEPSIA



A epilepsia, logo a seguir à dor de cabeça, é uma das perturbações neurológicas mais difundidas. Calcula-se que cerca de 1% da população esteja afetada.A palavra epilepsia deriva do grego epilambanein, que significa “apanhar de surpresa”. E, de facto, os ataques epiléticos acontecem subitamente, mesmo se a pessoa afetada e, sobretudo, os familiares que a rodeiam, conseguem perceber os sinais premonitórios. A incidência máxima ocorre na infância e na velhice: no primeiro e no sexto ou sétimo decénio de vida.Infelizmente, até hoje, cerca de 20-30% das pessoas tratadas, mesmo com mais medicamentos, não conseguem controlar os ataques e depois viver uma vida normal. Até mesmo a cirurgia tem um âmbito muito limitado, porque aplica-se a pessoas que apresentam uma epilepsia cujo centro no cérebro está bem identificado e pode ser removido sem danos para as funções cerebrais: são relativamente poucas as pessoas que podem beneficiar da cirurgia.
Sobreviver à MedicaçãoHá mais de 80 anos que é evidente a eficácia de uma alimentação pobre em hidratos de carbono e rica em gorduras no controlo dos ataques epiléticos.O primeiro relatório médico é de 1921 e, até 1938, a alimentação era o único instrumento nas mãos dos médicos para controlarem a epilepsia. Mais tarde, com o surgimento do primeiro medicamento antiepilético, a terapia alimentar foi considerada ultrapassada e colocada de parte. Felizmente, apesar da multiplicação de medicamentos antiepiléticos, a sua memória e a sua prática sobreviveram em alguns centros médicos, o que permitiu, atualmente, a sua recuperação.No início dos anos noventa, na Universidade Johns Hopkins, em Baltimore, curaram com esta alimentação um rapaz chamado Charlie. Sofria de uma epilepsia resistente aos medicamentos e até mesmo à cirurgia. Com a dieta, solucionou os seus ataques. Desde então, foi criada a Fundação Charlie, que deu uma notável ajuda à difusão da terapia alimentar da epilepsia e à investigação científica.O centro da Universidade Johns Hopkins tratou mais de 500 pessoas, em grande parte crianças, com epilepsia parcial (ou focal), resistente aos medicamentos. Das estatísticas da Johns Hopkins concluiu-se que, em três meses, obtém-se, maioritariamente, uma diminuição da frequência dos ataques e que é possível reduzir os medicamentos desde a primeira semana da alimentação.É evidente que não estamos face a uma panaceia. Em todos os casos, uma revisão sistemática, publicada em 2000, na Pediatrics, a revista da Academia Americana de Pediatria, tinha concluído que 16% das crianças tratadas com a alimentação já não têm ataques significativos, 32% reduziu em 90% os ataques mais fortes e 56% reduziu em mais de 50% os ataques.A dieta rica em gorduras é também conhecida como cetogénica, porque produz a formação de corpos cetónicos, uma substância derivada da oxidação dos ácidos gordos no fígado, como o 3-hidroxibutirato e a acetona. Esta última é eliminada principalmente pela respiração: daí o odor ácido de uma pessoa num estado de cetose.Esta dieta, até pelos seus riscos metabólicos (consomem-se muitas gorduras saturadas, provenientes da nata e do queijo!) foi recentemente revista. Em duas frentes: substituição das gorduras saturadas pelas gorduras polinsaturadas (consumo de nozes, amêndoas, sementes de linho, óleos vegetais e verduras) e redução da percentagem de gorduras com um ligeiro aumento dos hidratos de carbono e, sobretudo, das proteínas.Os resultados têm sido muito encorajadores: a alimentação pobre em gorduras saturadas e com mais proteínas produz o mesmo resultado que uma alimentação rica em gorduras saturadas, com a vantagem de controlar melhor o colesterol.Mas, estudos recentes colocam em primeiro plano outros fatores: o papel central é desempenhado pelo jejum e por uma alimentação hipocalórica e com baixo teor de glicose. A gordura existe, mas não é o único elemento. Como explicamos de seguida, a dieta eficaz e segura no controlo da epilepsia parece ser: poucos hidratos de carbono, mais proteínas e gorduras, mas, sobretudo, poucas calorias.
Quando o Cérebro Muda de CombustívelO cérebro é um órgão que consome muito oxigénio e glicose. Vinte por cento de todo o oxigénio do nosso organismo é consumido pelo cérebro, que depende igualmente do fornecimento de glicose que recebe no sangue. A glicose vem, em parte, transformada em lactato e, em parte, entra num ciclo de transformação (o conhecido Ciclo de Krebs) que dará vida aos neurotransmissores excitatórios mais importantes: glutamato e aspartato.Foi visto que, no decurso de um ataque epilético, existe um forte aumento da utilização de glicose e, portanto, da produção de glutamato e aspartato. Mas se se jejuar, depois de 24-48 horas, as reservas de glicose esgotam-se. Neste ponto, o cérebro muda de dieta e consome, como carburante, os corpos cetónicos, substâncias derivadas das gorduras que são introduzidas pelo fígado no sangue.Numerosas provas experimentais demonstraram que o aumento dos corpos cetónicos no sangue coincide com uma redução da excitação nervosa, com a redução de aspartato e o aumento de Gaba (ácido gama amino butírico), o controlador principal da excitação nervosa.Ora, o aumento dos corpos cetónicos no sangue pode conseguir-se seja aumentando o consumo de gorduras, seja reduzindo o consumo de calorias forçando assim o fígado a utilizar a gordura corporal de reserva.
Francesco Bottaccioli,
Presidente honorário da Sociedade Italiana de Psiconeuroendocrinoimunologia

23 comentários:

Unknown disse...

A minha filha sofre de convulsoes tonico-clonicas desde 1 ano de idade e ja teve mais do que 30 crises convulsivas durante um quadro febril e 4 episodios de crises apireticas. A ultima convulsao teve lugar no hospital de Lagos e durou 23 minutos. Neste momento esta internada em Faro. Quando sair, vou iniciar uma alimentacao mais cuidada na esperanca de reduzir as suas crises. Obrigada.

Hostile Inc. disse...

Se Deus quiser, ela vai ficar bem melhor, Vera Lucia!

Unknown disse...

tenho epilepsia desde 2010 o que faço pra eu ta tendo uma alimentação boa e também faço academia tem dias que da ataque, e gostaria de saber se posso tomar algum suplemento de musculação eu já tomo 2 remédios é o gardenal e hidental.

Gilvan Medeiros disse...

Tenho epilepsia há 15 anos, tive pouquíssimos episódios durante esse período. Durante minha infância e adolescência nunca me sentia a vontade para conversa com ninguém sobre o assunto, mas com o passar dos anos fui deixando isso de lado. Recentemente comecei uma dieta Low Carb e com pesquisas encontrei o Dr. Mohamad Barakat e venho acompanhado principalmente através das redes sociais deste medico. Percebi uma melhora substancial na minha saúde após a adesão ao Low Carb. Neste mês fiz a aquisição de dois livros muito indicados por pessoas que aderiram a está dieta e super recomendo: A dieta da mente - DR. David Permutter e Pilares para uma vida saudável - DR. Mohamad Barakat, com o auxilio destes exemplares com certeza você entenderá o funcionamento de nosso corpo e mente ao nos alimentarmos.

Unknown disse...

tenho um amigo que tem convulsões,mas alfuns anos que ele teve crise .ele toma remédio,um se chama carmapazepina e o outro rivotril.qual o efeito que esses remédio causa para que ele nao der as crises?

Unknown disse...

tenho um amigo que tem convulsões,mas alfuns anos que ele teve crise .ele toma remédio,um se chama carmapazepina e o outro rivotril.qual o efeito que esses remédio causa para que ele nao der as crises?

Rossi Liarte disse...

Meu filho está sofrendo de crises desde 9 anos......toma Carbamazepina percebo que controla um pouco mas não resolve as crises. Observei que a mudança de alimento com menos carboidratos e e também totalmente sem açúcar uso mascavo agora ele tem melhoras quando não se alimenta o que contem derivado de soja e leite que contém glúten fazem mal para ele....tirei salgadinhos industrializados, doces, iogurtes, café, açúca refinado, pão, refrigerante todo produto que escrito glutamato de monossodico tirei também. Hj ele toma chá com tapioca, come frutas menos uma que agora não estou lembrando o nome parece com a mexerica....ele melhorou muito. Quando eu desleixo com ele na alimentacao tipo libero algo que contenha um desses produtos acima ele tem crise. Outrossim celular ele usa apenas 30 minutos por dia....tv tela plana troquei a maior por menor....tenho todo um cuidado qual filme assistir com ele no cinema por causa das luzes podem causar crise

João disse...

Tenho uma filha de 20 anos , que tem convulsões de difícil controle, gostaria muito de orientações dessas dietas comentadas principalmente a Low Cab, achei bem interessante

De graça é Mais Gostoso disse...

Tambem sofro convulsão desde de 2012 vou fazer 26 anos passo as vezes de tres meses sem da convulsao antes eu tomaava gardenal ai o medico me passou o depakote pra tomar nao sei se e alimentação que ta me causando isso porque maioria das vezes eu tou comendo quando eu passo mal minha ultima convulsão foi ontem e fui muito mal ao hospital alguem me explica ai olha meu zap 04198981121859 ou meu imail jhonlennon948@gmail.com..

Português disse...

Cuidado com os energeticos! Falo por mim. Qualquer bebida com cafeína oferece me um passe gratuito para um ataque,ou princípios de ataque. Normalmente consigo controlar os ataques apenas dormindo...(Obviamente não tomo cafeina) Serei o único que toma a cafeína como o fator causador dos ataques?

Unknown disse...

Sofro de crises desde 2010 e ainda não consegui controlar, até hoje já vão 30 as crises mas o mais interessante é que é só entre as 05:00h e as 07:00h. Descobriu-se que nessa altura tincha os niveis da titoide 5 vezes superior ao normal, diabetes tipo 2 e colesterol. De salientar que ressono bastante desde há muito tempo.Não sei que fazer pois ando tomando comprimidos e isso não é saudável para um corpo que pratica desporto já há 35 anos. Obs: Nasci em 1961 a 28 de Setembro. Alguma ajuda em comentários muito agradecia. Obrigado

Unknown disse...

Meu nome e Elisabete minha filha tem 12 anos teve a primeira crise aos 3 anos parou e passou ter de novo aos 7 e de la pra ca n passa ela toma carbamazepina 200mg duas vezes ao dia ontem msm teve umas 8 crises com mta dor d cabeça. Por favor me ajudem quais alimentos posso ajudar minha filha.

Michelle Vale disse...

Meu filho se 3 anos foi diagnosticado a poucos dias com Epilepsia. Confesso que ainda estou perdida,apavorada.rudo começou com ele se assustando quando ouvia o nome dele. Ele cai no chão de rosto,cheguei a levá-lo ao PS e demonstrar aos médicos que não entendiam porque normalmente ele caia quando ouve o nome. Ontem ele iniciou o tratamento com medicamento é o neuropediatra pediu para observa-lo e contar quantas crises ele tem tido por dia. Apesar de estar confiante na cura, na melhoria dele, ainda me sinto aflita vendo ele cair e se machucar. Tive que tira-me da escolinha, eu saí do meu emprego, tenho me sentido esgotada e sem rumo. Gostaria muito de conversar com outras mães que assim como eu, também estão na luta pela cura de seus filhos. Preciso de dicas como que tipo de alimentos podemos oferecer a ele. Vou deixar meu contato para quem se sentir a vontade a me ajudar nessa luta eu fico imensamente grata.
92-9981675673 whatsapp
luzvida_1977@hotmail.com ou o Michelle R.S registrado no Google.

Marcos Fernandes Zan disse...

Bom dia Elisabete e Michelle, presencio um amigo que sofre de epilepsia e percebi melhoras quando ele começou a recorrer a fitoterapia e alimentação correta, existem alguns chás beneficos como o de salsinha que é um depurador do sangue fazendo com que melhore a oxigenação do cérebro, um alimento muito bom é o pepino um detox natural , consumido sem a casca. Chá de artemísia evita convulsões e epilepsias, chá de beladona, a passiflora ou folha de maracujá também ajuda em minimizar convulsões. Por favor pesquisem as dosagens corretas no ggogle.
Estas dicas foram que presenciei meu amigo fazendo e reduzindo consideravelmente as crises.

Marcos Fernandes Zan disse...

Bom dia, muitas pessoas que sofrem com as crises, devem de preferencia ter uma vida saudável e equilibrada, por exemplo não ter fortes emoções (nem muito tristes, mas também sem excessos de felicidade) aqueles exageros explosivos, porque isso pode desencadear as crises, ser feliz, dormir bem. Devem evitar cafés, chás que contenham cafeína, chocolates, alimentos muito gordurosos, frituras, pois com isso o organismo irá retirar gordura do próprio corpo, conseguindo melhor suprir as células de suas necessidades levando assim os nutrientes sem toxinas ao sangue ai sim fazendo melhor oxigenação de todas células inclusive do cérebro.

Coisas da Princesa Alice disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Tenho crise convulsiva faz 16 anos mesmo fazendo controle com medicamentos
sempre tenho com frequência tem algum tratamento além com medicamentos poderia mim responder.por gentileza.

Unknown disse...

tenho epilepsia generalizada a alguns anos. tomo remedio mas nao controla muito as crises. as vezes me da raiva, penso em morrer, querer me matar mas sei q nao vai adiantar. queria saber os alimentos q os epileticos nao devem comer de jeito nenhum, e porque tomo tanto remedio e as crises controlam muito pouco. e por causa de alimentacao errada ou o remedio que eu tomo nao faz efeito pra mim?

Unknown disse...

Tenho epilepsia há mais de 30 anos. Já tomei diversos medicamentos. Me parece que com o passar do tempo não fazem mais efeito pois continuo tendo crises e meu médico troca a medicação. Ele nunca me falou que algum tipo de alimentação pode desencadear as crises. Ele só me recomendou que evitasse qualquer remédio que contenha cafeína, pois esta( cafeina), corta o efeito do anticonvulsionante. Outro fator que aumenta o número de crises são estresses emocionais. Sempre que passo por momentos de grande tensão ou nervoso, tenho várias crises repetitivas ( mais de 10 ao dia). Tenho tb crises de ausência. Mas, o que fazer? Vou vivendo aos trancos e barrancos, até que um dia tudo tenha um fim, aí sim, quem sabe viverei, em outro plano, uma vida normal. Vcs não estão sozinhos meus amigos.

Unknown disse...

Bom dia mimha filha tem tambem mais o renedio ta fazendo bem pra ela

Unknown disse...

So quendo dar dor de cabeca nela dar crice

Unknown disse...

Behave os videos da pastora Tania Teresa
Boa sorte

Unknown disse...

Boa tarde,meu nome é Vanessa,eu tenho epilepsia desde os 6 anos de idade,hoje estou com 32.Ja dei muita convulsão,um tempo melhorei,daí voltou tudo de novo depois que fui para faculdade e comecei a trabalhar,agora sempre me dá fraqueza e as vezes tonteira e não consigo mais trabalhar,eu fico muito triste com isso,queria muito trabalhar.Sera que está dieta que vcs estão falando não pode me ajudar?meu médico nunca falou isso pra mim😔😔😔