16.9.13

MOUSSAKA (prato grego)

Ingredientes: (Porções: 6)
2 cebolas médias, picadas bem finas
4 dentes de alho, esmagados
missing image file1,5-1,75ml azeite
400g de soja miúda demolhada e bem escorrida
125g de cenoura ralada
125g de pimentos cortados em cubos pequenos
125g de alho francês picado
75g de aipo ralado
100ml de caldo vegetal
2 colheres de sopa de puré de tomate
1 lata (400g) de tomate pelado em pedaços
7,5 cm de pau de canela
2 colheres de sopa de orégãos frescos picados
3 beringelas grandes, de 300g cada
800g de batata cozida
75g de margarina
75g de farinha de arroz ou soja
600ml de leite (vaca, soja ou arroz)
1 cebola pequena
4 cravinhos
1 folha de louro
50g de queijo parmesão, ralado (ou queijo de soja fumado)
1 pitada de noz-moscada acabada de ralar
2 ovos médios, batidos
Modo de Fazer:
1. Aloure a cebola e o alho em 2 colheres de sopa de azeite. Junte a soja e cozinhe durante 2 minutos, mexendo bem para não pegar. Acrescente o caldo, o puré de tomate, o tomate em pedaços, a canela e os orégãos, e cozinhe em lume brando durante 30-40 minutos, mexendo de vez em quando. Deixe arrefecer.
2. Entretanto, corte as beringelas e as batatas em fatias, pincele-as com azeite e ponha-as num tabuleiro. Leve ao forno. Vá virando até que ambos os lados estejam ligeiramente dourados. Deixe arrefecer.
3. Divida as batatas e as beringelas em 3 partes. Num tabuleiro fundo de ir ao forno, ponha 1/3 das batatas a cobrir o fundo do tabuleiro. Por cima, coloque 1/3 das beringelas. Depois de remover o pau de canela, divida a soja em duas partes e ponha uma das partes sobre a beringela. Volte a colocar 1/3 das batatas sobre a soja e depois as beringelas. Faça novas camadas com o resto da soja, depois as batatas e finalmente as beringelas.
4. Aqueça o forno a 200oC. Na cebola pequena espete os cravinhos e a folha de louro, ponha numa panela pequena e cubra com o leite. Aqueça o leite sem deixar ferver. Num tacho, em lume médio, derreta a margarina, junte a farinha e deixe cozer durante 1 minuto, mexendo sempre. Junte o leite gradualmente, mexendo bem até que esteja tudo bem misturado. Deixe cozer em lume brando durante 10 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o queijo e deixe arrefecer. Quando estiver frio, acrescente os ovos. Deite este molho no tabuleiro a cobrir tudo completamente. Leve ao forno a gratinar até estar dourado.

Sem comentários: