12.9.13

Equinácea

missing image file
missing image file
NOME EM LATIM: Echinacea angustifolia D.C.
FAMÍLIA: Compostas.
HABITAT: Originária da América do Norte. Cresce nas planícies e nas margens arenosas dos rios, sobretudo no vale do grande rio Mississipi, de onde é oriunda. Cultiva-se como planta medicinal no Centro da Europa.
DESCRIÇÃO: Planta cujos caules ocos podem atingir um metro de altura. Apresenta umas folhas alongadas, estreitas e cobertas de pêlos. As suas flores, cor de malva, que nascem na extremidade dos caules, tornam-se muito vistosas.
Referências Históricas: Os aborígenes dos estados de Nebraska e Missouri (EUA), já usavam a raiz da equinácea para curar as feridas infectadas e as mordeduras de serpentes. Nos finais do século XIX, o doutor Meyer, um investigador médico, descobriu as propriedades desta planta convivendo entre os índios. A partir de então, a equinácea tem sido objecto de numerosos estudos científicos, que têm vindo a revelar as numerosas virtudes desta planta, assim como o seu mecanismo de acção.
Hoje a equinácea faz parte de diversos produtos farmacêuticos, e é uma das plantas sobre as quais existe um maior número de estudos científicos realizados.
PROPRIEDADES E INDICAÇÕES: 
A composição da raiz de equinácea é muito complexa. Têm-se identificado numerosas substâncias activas, que podem agrupar-se segundo o seguinte esquema:
• Óleo essencial: Constituído por mais de 20 componentes, entre os quais se destaca o geranil-isobutirato; contém também terpenos (pineno, tuiona e outros) e cis-1,8-pentadecadieno, substância que, in vitro tem propriedades oncolíticas (destrói as células dos tumores). O óleo essencial parece ser o principal responsável do estímulo imunitário (aumento das defesas).
• Equinacósido: Glicósido constituído pelos açúcares glucose e ramnose, que têm um acentuado efeito antibiótico sobre diversos germes, em especial sobre o estafilococo dourado.
• Poliacetilenos, de efeito bactericida e fungicida (destroem as bactérias e os fungos).
• Um facto inibidor da hialuronidase, enzima produzida por muitas bactérias. A hialuronidase desintegra o ácido hialurónico (componente fundamental do tecido conjuntivo) e permite assim a difusão dos germes patogénicos. Ao inibir esta enzima, a equinácea detém a difusão dos germes pelos tecidos.
• Resinas, inulina e vitamina C. 
Como frequentemente acontece em fitoterapia, o extracto da planta (neste caso da raiz), é muito mais activo do que cada um dos princípios activos em separado. Isto deve-se a que uns componentes potenciam outros e, possivelmente, ao facto de existirem ainda alguns princípios por identificar.
missing image fileAs propriedades fundamentais da equinácea são as seguintes:
• Imuno-estimulante: Aumenta os mecanismos de defesa, por uma estimulação geral não específica, tanto da imunidade humoral (maior produção de anticorpos, activação do sistema de complemento), como da imunidade celular (fagocitose: destruição dos microrganismos pelos leucócitos). Produz um aumento do número de leucócitos (glóbulos brancos) no sangue.
• Anti-inflamatória: Impede a progressão das infecções, por inibição da enzima hialuronidase, produzida por muitas espécies de bactérias; favorece a formação do tecido de granulação, responsável pela cura das feridas; estimula a reprodução dos fibroblastos, células fundamentais do tecido conjuntivo responsáveis pela regeneração dos tecidos e pela formação das cicatrizes.
• Antitóxica: Estimula os processos de desintoxicação no fígado e nos rins, mediante os quais se neutralizam as substâncias tóxicas ou estranhas que circulam pelo sangue.
• Antibiótica e antivírica: Acção que se tem demonstrado experimentalmente in vitro. No entanto, in vivi é mais importante a sua acção de estímulo das defesas.
• Anticancerosa, por destruição de células malignas (efeito até agora só comprovado in vitro).
Por tudo isso, as suas aplicações clínicas são as seguintes:
• Doenças infecciosas em geral: O melhor antibiótico fracassará se as defesas do organismo não colaborarem na luta contra a infecção. A equinácea actua sobre o terreno (isto é, sobre o organismo que sofre a infecção), mais do que destruindo os germes causadores da mesma. Isto significa que a sua acção é mais lenta, e talvez menos espectacular que a dos antibióticos; ainda que, em muitos casos, com melhores resultados a médio e longo prazo. O seu efeito é curativo e preventivo. Além disso, é isento dos efeitos secundários dos antibióticos.
missing image file
Recomenda-se, entre outras, nas doenças infecciosas infantis; na gripe; na sinusite, amigdalite e infecções respiratórias agudas e crónicas, especialmente quando se produzem com frequência (efeito preventivo); na febre tifóide; nas septicemias (infecção do sangue) de qualquer causa (ginecológica, urinária, biliar, etc.) (1,2). 
Tem-se aplicado com êxito no tratamento da sida, combinada com outros remédios, com resultados muito esperançosos.
• Lesões da pele: pela sua acção anti-infecciosa, cicatrizante e regeneradora dos tecidos, aplica-se nos abcessos, feridas ou queimaduras infectadas, foliculite, acne sobreinfectada, úlceras da pele incluindo as varicosas, psoríase, dermatoses e eczemas (3,4,5). Nestes casos aplica-se tanto externa como internamente (1,2).
• Picadas de insectos e mordeduras de serpentes: Pela sua acção desintoxicante, neutraliza (parcialmente) o veneno e evita o seu alastramento. Também se deve aplicar interna (1,2). e externamente (3,4,5).
• Afecções prostáticas: Tem um efeito descongestivo sobre a glândula prostática e, sobretudo, evita as frequentes infecções urinárias pelo esvaziamento incompleto da bexiga (1,2).
• Tumores malignos: Ainda que até agora a sua acção contra os tumores só se tenha demonstrado experimentalmente in vitro, há razões suficientes para se pensar que possa ter uma acção benéfica no caso de tumores cancerosos. À espera de novas investigações, a equinácea deve ser usada como complemento de outros tratamentos contra os tumores (1,2).
PARTES UTILIZADAS: A raiz.
PREPARAÇÃO E EMPREGO:
USO INTERNO
1 Decocção de 30 a 50 g da raiz triturada, por litro de água, de que se tomam de 3 a 5 chávenas diárias.
2 Preparados farmacêuticos: Normalmente, a equinácea apresenta-se em diversas formas: extracto fluído, tintura, cápsulas, etc. Nestes casos é necessário seguir as instruções do impresso.

USO EXTERNO
3 Compressas com a mesma decocção que se usa internamente.
4 Loções com o líquido desta mesma decocção.
5 Preparados farmacêuticos: pomadas, cremes ou outros.

Dr. Jorge Pamplona Roger

*Extraído do livro A Saúde pelas Plantas Medicinais, editado pela Publicadora SerVir, S.A.

Sem comentários: