29.7.13

Vegetais que nos fornecem energia

Uma pessoa que faça uma alimentação normal vai buscar toda a energia de que necessita aos alimentos que consome

Na imagem: Dica: A energia dos vegetais
Uma pessoa que faça uma alimentação normal vai buscar toda a energia de que necessita aos alimentos que consome. Mas se optar por uma dieta vegetariana, deverá saber quais os alimentos que podem substituir aqueles que não irá consumir. Por isso mesmo, deixamos-lhe aqui as características de alguns deles.

Abóbora
Possui polpa alaranjada e um pouco mole que, por se desfazer facilmente, é aconselhável o seu uso em sopas ou purés. Se lhe der apenas uma ligeira cozedura deixando-a um pouco rija, pode ainda combinar com vários pratos de verduras. Se a comprar inteira, retire-lhe as sementes e a polpa, sem danificar a casca, que poderá depois utilizar para levar a sopa à mesa. Saiba ainda que as pevides que se encontram no seu interior possuem um oligoelemento, o selénio, que tem um importante papel na fertilidade masculina.

Aipo
Teve a sua origem na Europa, ficando conhecido pelas suas propriedades medicinais. É constituído por cerca de 95% de água, contém poucas proteínas e gorduras, mas fornece uma grande variedade de minerais e vitaminas. Quando comprar, escolha os de caules limpos, pouco grossos e intactos. Pode ser guardado no frigorífico até uma semana, sem ser lavado. Sirva-o cru em saladas, como aromatizador de sopas ou simplesmente na sua decoração.

Beringela
De pele brilhante, cor preta e sabor levemente amargo, deve ser sempre polvilhads com sal para que largue o líquido que lhe confere o seu sabor tão característico. Depois de a salgar, deixe-a a escorrer durante cerca de 30 minutos para em seguida a secar com papel absorvente. Por ser bastante indigesta, deverá ser sempre muito bem cozida. Quando frita, absorve uma grande quantidade de gordura, pelo que não é aconselhável o seu consumo desta forma. Pode ser consumida cozida em saladas, assada ou recheada. Nunca lhe retire a pele, pois além de conferir mais cor aos pratos, também lhes dá mais sabor.

Brócolos
Provêm da região mediterrânica, onde o clima, por ser seco e quente, é mais propício ao seu desenvolvimento. Pobres em calorias, são uma das maiores fontes de ferro, além de fornecerem uma grande variedade de vitaminas, minerais e cálcio. É um alimento muito importante na dieta vegetariana, uma vez que ajudam na prevenção da anemia, doença susceptível de aparecer a quem deixa de ingerir carne.

Curgete
Apesar de ser parecida com o pepino, pertence à família das abóboras. Possui betacaroteno e alfacaroteno, o que a torna rica em vitaminas C e E e antioxidantes. Se ao longo do dia ingerirmos cerca de 100 g de curgete já estamos a consumir metade da quantidade de vitamina C recomendada.

Pimento
Pode ser dividido em dois grupos, suaves e doces ou picantes, mas todos pertencentes à mesma família, capsicum. Os maiores são os denominados doces, que podem ser vermelhos, verdes ou amarelos. Os picantes dão um sabor especial a todos os pratos a que são adicionados. Antes de utilizar, lave-os muito bem, abra-os ao meio e retire-lhes todas as sementes e nervuras. Pode cortá-los às tiras para aromatizar saladas ou outros pratos, assá-los na brasa ou rechear; para tal deverá primeiro branqueá-los durante alguns minutos. Quando comprar, prefira sempre os de pele brilhante, rijos e ainda com pedúnculo. Apesar de serem indigestos, quando adicionados em pequenas quantidades, podem servir como estimulante do apetite. Podem ser conservados durante todo o ano, se os congelar. Para tal, abra-os ao meio, retire-lhes as sementes e guarde em sacos de plástico, no congelador.

Sem comentários: