29.7.13

TRATAMENTOS NATURAIS


 
As articulações são as “dobradiças” do corpo! É importante que estejam saudáveis, fortes e bem lubrificadas. Tal como os ligamentos e músculos, as articulações desgastam-se com o uso e estão sujeitas a certas doenças. Necessitam, pois, de ser constantemente reparadas.

O que é a Artrose ou a Artrite?
“Artrose” é um termo geral, usado vulgarmente para descrever doenças das articulações.
A palavra “Artrite” quer dizer apenas “inflamação da articulação”. O desgaste acelerado, as doenças do foro imunológico e as infecções são as causas mais comuns de inflamação das articulações.

Como é que uma articulação dá sinais de estar danificada?
Começa a doer e pode mesmo tornar-se menos flexível. Pode também inchar e tornar-se avermelhada. Estes sintomas são comuns à maioria dos tipos de artrite.
Por vezes, perda de flexibilidade é mais comum pela manhã, melhorando ao longo do dia.

Quais são os tipos de artrite mais frequentes?
Osteoartrite - Osteoartrose
Este é o tipo mais comum de artrite, conhecido também como osteoartrose. É provocado por um desgaste excessivo da cartilagem, enfraquecimento dos ligamentos e inflamação dos tecidos moles. As articulações mais afectadas são:
- as que suportam mais peso, tais como as da coluna vertebral, joelhos e ancas. Compreende-se assim por que razão o excesso de peso aumenta o risco de osteoartrite nestas articulaçãoes. Assim como as pontes têm um limite de peso, as articulações também têm um limite para o peso que podem suportar,
- as que estão sujeitas a uso excessivo e repetitivo, tal como acontece em certos tipos de desporto,
- e as articulações danificadas como resultado de acidentes, fracturas etc.

Artrite reumatóide
Este tipo de artrite é muito diferente. Não é provocado por desgaste, nem por uso repetitivo. É o resultado de uma doença auto-imune. O sistema imunitário, que defende o corpo de infecções, toxinas, cancro e muitos outros ataques, ataca as células do próprio corpo, incluíndo as das articulações, confundindo-as com invasores.
Ataques agudos tendem a reaparecer, destruindo frequentemente as cartilagens e os tendões. Isto pode levar a rigidez e deformação, principalmente nos pulsos e articulações dos dedos. Esta doença pode também afectar outros órgãos tais como os olhos e o coração.
Muitas pessoas com artrite reumatóide conseguem sentir menos rigidez e dor, ao adoptarem uma alimentação rica em alimentos vegetais, tais como frutas, cereais e verduras. Por outro lado, alimentos como a carne, peixe e outros produtos de origem animal, podem agravar os sintomas desta doença. Os melhores resultados, a longo prazo, verificam-se em pessoas que estão dispostas a adoptar um regime alimentar isento de qualquer produto animal.

Gota
Esta doença é caracterizada por inflamação das articulações, mais comum no dedo grande do pé, causada por pequenos cristais de ácido úrico, em excesso no sangue.
Desde a antiguidade, a gota tem sido associada com o estilo de vida das classes abastadas. Hoje sabemos porquê. Esta doença está frequentemente associada a certos hábitos de vida, nomeadamente, ao consumo de carne, peixe, queijos e outros alimentos ricos em ácido úrico. As bebidas alcoólicas e a falta de actividade física também contribuem para a gota. Ainda se podem ver, nos livros de história antiga, fotografias de reis com um pé repousando sobre um banquinho, protegendo aquele doloroso dedo.
Naqueles dias, os nobres afectados por esta doença eram, frequentemente, enviados a viver e trabalhar com os camponeses. A alimentação simples e a vida activa trazia bons resultados! Hoje, para além dos medicamentos, muitas pessoas encontram alívio para a gota adoptando uma alimentação mais simples, abstendo-se do álcool e fazendo exercício regularmente.

“Dor de costas”
Muitas pessoas acreditam que a osteoartrite é a causa mais comum de “dor de costas”. Isto não é verdade. De facto, só 10% dos casos são causados pela osteoartrite ou problemas discais. 80% das pessoas que sofrem de dores lombares, são vítimas de músculos cansados ou enfraquecidos devido à falta de exercício ou postura incorrecta.
Logo que tenha excluído a possibilidade de uma doença grave da coluna vertebral ou tecidos circundantes, ponha-se de pé e comece a caminhar. Estudos científicos revelam que o descanso prolongado pode causar mais prejuízos do que benefícios, pois pode enfraquecer rapidamente os músculos das costas.
Mantenha um peso saudável e evite usar saltos altos (acima de 2,5cm) pois estes inclinam excessivamente a pélvis, obrigando as costas a andar desalinhadas, e põem demasiada pressão nos joelhos. Fortaleça os músculos das costas e abdómen com exercícios de alongamento.

Princípios Gerais
Existem muitas formas de artrite. É importante consultar o seu médico para que este faça uma avaliação do problema. Por vezes, o uso de certos medicamentos é indicado, para reduzir a inflamação, dor e evitar a progressão da doença. No entanto, os seguintes princípios gerais são importantes na prevenção e tratamento da maioria dos casos (ver quadro).
Para além destes princípios gerais, existem várias formas de tratamento mais “naturais” que podem trazer alívio às dores e inflamação. Entre elas destacam-se os seguintes tratamentos:
- gelo na fase mais aguda das artrites. Aplique uma compressa ou saco de gelo coberto por uma toalha húmida, em períodos de 10 minutos, com intervalos de 3 minutos, num total de pelo menos uma hora por dia. Nas artrites crónicas, poderá utilizar compressas de água quente sobre a articulação afectada (calor ligeiro a moderado) durante 3 minutos, alternando com gelo durante 1 minuto. Repita o ciclo quente - frio, 4 vezes.
- Argila ou carvão vegetal. Por processos ainda não bem esclarecidos, a aplicação diária de compressas de argila ou de carvão vegetal, pode ter uma acção anti-inflamatória.
- Certos alimentos têm propriedades anti-inflamatórias. Entre estes, destacam-se o ananás e o aipo. Consuma-os em maior quantidade.
Lute pela sua saúde! A maioria das pessoas que se sentem melhor são as que se empenham em fazer mudanças positivas e permanentes no seu estilo de vida. Nunca é tarde de mais para começar!
 
Marianne FerreiraMédica

1) Mantenha um peso saudável. Isto é extremamente importante! Cada quilo extra aumenta o desgaste das principais articulações de suporte - as ancas, joelhos e coluna.
2) Faça uma alimentação saudável. Uma alimentação vegetariana equilibrada, pobre em gorduras e rica em fibra, melhora a circulação nas articulações. A gordura provoca um espessamento do sangue e torna a circulação mais lenta.
3) O exercício físico ajuda a fornecer nutrientes à cartilagem e fortalece os ligamentos e músculos; previne a rigidez das articulações; ajuda a evitar a incapacidade crónica.
Caminhe, nade, ou ande de bicicleta, durante 30 minutos ou mais por dia, pelo menos cinco vezes por semana. Se tiver dores excessivas ao fazer exercício, consulte um fisiatra, fisioterapeuta ou outro profissional de saúde qualificado e pergunte quais são as formas de exercício alternativas mais apropriadas para si. Por exemplo, a natação pode ser um bom exercício para quem sofra de dor excessiva nos joelhos, ao caminhar.
4) 15 a 20 minutos de exposição ao Sol, cada dia, ajudá-lo-ão no processo de cura.
5) Água – por dentro e por fora! Beba oito a dez copos por dia! Melhora a circulação e ajuda a manter as suas articulações bem lubrificadas.
6) Descanso – Durma 7 a 8 horas cada noite; durante o sono, o corpo repara os danos causados durante o dia.
7) O bom relacionamento com outros, a satisfação, a alegria, o riso e especialmente a fé.

Sem comentários: