24.7.13

Receitas com Cebola e Queijo

 
Sopa de Cebola à Francesa
CP-Sopa2.jpg
Ingredientes: 
75g de margarina sem sal

450g de cebola, fatiada

2 dentes de alho, finamente picados

2 colheres de chá de farinha sem fermento

1l de caldo de vegetais

1 folha de louro

½ colher de chá de tomilho

Sal e pimenta moída de fresco

1 baguette média (opcional)

75g de queijo ralado (opcional)

Modo de fazer: 
 
louro_43737448.jpgAqueça a margarina em lume brando. Quando a margarina estiver derretida, junte a cebola e coza até que fique dourada.
Depois, acrescente o alho, o tomilho, o louro e a farinha, misturando bem para que a cebola fique coberta com a farinha. Deixe cozer durante 2 ou 3 minutos.
Aos poucos, junte o caldo de vegetais, mexendo bem de cada vez que deitar o caldo. Quando todo o caldo estiver incorporado, leve a ferver, reduza e deixe cozer até que o líquido esteja reduzido a 1/3; tempere com o sal e a pimenta a gosto.
Entretanto, aqueça um grelhador e corte a baguette em fatias de 1cm de espessura. Toste um lado das fatias, vire, ponha o queijo sobre elas e deixe tostar do outro lado.
Sirva a sopa quente enfeitada com as tostas.

Bolinhos de Misturada de Cebola e Queijo
 


CP-Bolinhos.jpg
Ingredientes  
400g de batata
 
150g de cebola branca
 
150g de cebola vermelha

1 colher de sopa de cebolinho fresco, fatiado fino

150g de queijo ralado

50g de queijo de cabra ralado

1 dente de alho esmagado e picado

50g de margarina

½ colher de chá de paprica

½ colher de chá de tomilho

2 malaguetas

Sal q.b.

  

cebola_50933179.jpg
 
Modo de Fazer:


Lave bem as batatas e ponha-as numa panela com água fria e sal. Leve a água a ferver até que as batatas estejam cozidas. Retire-as e deixe arrefecer. Descasque as cebolas e corte todas em cubos de 0,5cm; corte o cebolinho do mesmo tamanho.Abra as malaguetas e limpe-as de todas as sementes e partes brancas; corte em tiras finas.Numa frigideira, derreta a margarina e junte as cebolas, o alho e o cebolinho. Deixe cozer durante 2 minutos, junte a paprica e o tomilho e deixe cozer durante mais um minuto.Quando as batatas estiverem mornas, retire-lhes a pele e reduza-as a puré. Junte-lhe o conteúdo da frigideira, a malagueta e os queijos e misture bem. Tempere com o sal e a pimenta.Enrole a mistura em película aderente e role até obter um rolo de 4cm de diâmetro e ponha no frigorífico durante, pelo menos, 30 minutos. Isto pode ser feito no dia anterior a ser usado.Retire o rolo do frigorífico e corte-o em fatias de 2cm de espessura. Numa frigideira, aqueça óleo em lume médio e frite até que estejam douradas.Sirva com uma salada, molho de tomate e iogurte grego natural.


SUGESTÕES E SOLUÇÕES
...Para a cozinha


Arroz branco enriquecido > O pêssego e o alperce secos, além de conterem muito ferro, são muito ricos em vitamina A e potássio. Se os incorporar ao seu arroz branco, enriquecerá a sua alimentação e poderá servir um arroz muito saboroso.
molho-tomate_62821681.jpgTomate com azeite e açúcar > O molho de tomate fica sempre mais leve se lhe juntar pouco azeite, de modo a ficar mais cozido do que frito. Mas, de qualquer das formas, quer seja tomate fresco ou de lata, não se esqueça de adicionar uma pitada de açúcar para cortar um pouco a sua acidez natural.

...Para a casa
 
fritos_87643213.jpgDesde o início > Quando for tomar o duche, não espere que a água saia a ferver para abrir a água fria. Misture ambas desde o início, e conseguirá duas coisas: poupar água e energia e que a casa de banho fique menos embaciada.
Desligue antes de acabar > Desligue a fritadeira um pouco antes de terminar, sem esperar por tirar o último frito. Desta forma, estará a poupar minutos de energia elétrica e, ao fim do mês poderá ver o resultado na conta.

...Para a beleza
 
maos_78558886.jpgMãos gretadas > Quando as suas mãos estiverem gretadas, ponha, numa panela, um ramo de aipo e ferva-o durante três minutos. Deixe amornar e ponha as mãos de molho durante quinze minutos. Depois, limpe-as e massaje-as com uma boa dose de glicerina. Coloque umas luvas de lã até que a pele absorva totalmente a glicerina.
Ao enxaguar > Quer obter um acréscimo de brilho ao seu cabelo? Tome nota deste truque, que é muito eficaz: enxague-o uma última vez com água mineral quase gelada na qual tenha dissolvido um pouco de vinagre de cozinha.
...Para plantas e animais de estimação

banho-cao_56849866.jpgSe o seu cão não quiser tomar banho... > Muitos cães não gostam de tomar banho, porque entra-lhes água nos ouvidos e depois doem-lhes. Evite-o pondo-lhes nos ouvidos um pedacinho de algodão. Recorde também que não convém utilizar cotonetes, porque, embora tirem alguma sujidade, empurram outra para dentro. Pode usá-los, mas só para a zona exterior.
Tem de chegar ao fundo > Quando regar, faça-o de forma a que a água penetre pelo menos até 15cm de terra, já que as regas superficiais fazem com que as raízes cresçam mais em cima, prejudicando a planta. E escolha o momento mais adequado: bem cedo de manhã ou ao

Sem comentários: