22.7.13

Conjutivite - os Chás como Solução

 
chá_8721682.psd
Para simplificar a explicação, a conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva, a membrana que cobre a parte branca do olho e a parte interior das pálpebras. Os sintomas são vermelhidão e supuração dos olhos (produção de pus), uma sensação de arranhar ou de corpo estranho, de queimadura ou ardor e, por vezes, o inchaço das pálpebras. Se houver alterações da visão ou dor, deverá consultar-se um médico oftalmologista com urgência.
terçolho_2187031.psdSão várias as causas da conjuntivite; no seu tratamento, a higiene é da maior importância. Sejam quais forem os chás utilizados, estes devem ser fervidos. Deve ter o maior cuidado em não contaminar o chá que ainda não tenha sido utilizado, através das mãos ou instrumentos que possam estar contaminados pelo olho ou olhos afectados. Deve separar a quantidade de chá a usar no momento. Limpe o olho do canto exterior em direcção ao nariz.
A Conjuntivite alérgica aguda provoca bastante comichão, com lacrimejar e um pouco de supuração clara (produção de pus). Na maior parte dos casos, existe inchaço das pálpebras, por vezes bastante acentuado. Existem, também, antecedentes de episódios semelhantes ou outros sintomas de alergia. A conjuntivite alérgica pode persistir durante bastante tempo, mas os sintomas são menos intensos no estágio crónico.
Tratamento:
1. A casca de carvalho e as bolotas têm um bom efeito anti-inflamatório. Misture cerca de 80g num litro de água e deixe ferver durante 10 minutos. Depois de filtrar, use para lavar os olhos.
2. As sementes de funcho também são úteis. Use 1 colher de sobremesa de sementes de funcho para cada chávena de chá de água, e deixe ferver durante cinco minutos.
Os factores irritantes, como o fumo, o vento e a poeira também são causa comum de inflamação da conjuntiva. Até os olhos cansados podem ficar congestionados, por exemplo, depois de muitas horas de condução.
Tratamento:
1. A hamamélia é bem conhecida pelo alívio que proporciona aos olhos, e pode ser encontrada nas farmácias sob a forma de gotas oculares.
2. O chá de ulmeiro, feito com 30g de casca fervida durante 10 minutos, num litro de água, depois coado, tem um efeito suavizante sobre as mucosas irritadas.
3. O chá de fidalguinhos é usado há séculos para a irritação e desconforto ocular. Faz-se fervendo 30g de flores num litro de água. Coa-se e usa-se ainda tépida, quer em compressas, quer para lavar os olhos.
chás_11142481.jpggripada_2712871.jpgA conjuntivite viral é muito comum. O olho poderá ficar muito vermelho, normalmente com uma sensação de arranhar/queimar ou de corpo estranho. A supuração é apenas levemente purulenta. Há pouco inchaço das pálpebras. Muitas vezes, apenas um dos olhos é afectado no início e só um ou dois dias depois o outro olho também é afectado. A sua forma mais leve acompanha outras infecções virais, tais como a constipação ou o sarampo. É altamente contagiosa e deve se ter muito cuidado para não propagar esta infecção a outras pessoas. Se tocar nos seus olhos, certifique-se de que lava as mãos muito bem. Use apenas a sua própria toalha. Consulte um médico com urgência se houver alterações visuais.
Tratamento:1. Na maior parte dos casos não é necessário o uso de antibióticos. O essencial é manter os olhos limpos, tendo muito cuidado para que a infecção não se propague.
2. Os chás com propriedades anti-inflamatórias incluem o de camomila (50g de capítulos florais por litro de água), eufrásia (40g de planta por litro de água), sabugueiro (50-60g de planta por litro de água) e pétalas de rosa (20-30g de pétalas por litro de água).
Quando a conjuntivite é bacteriana, a supuração é, normalmente, muito purulenta e abundante. É normal um leve inchaço. É a menos comum, mas potencialmente perigosa se não for convenientemente tratada. Consulte um médico.
Tratamento:
1. Tal como acontece com a conjuntivite viral, a higiene é da maior importância.
2. Os chás de camomila, eufrásia, sabugueiro e pétalas de rosa são antisépticos e anti-inflamatórios muito eficazes.
3. Além disso, o hidraste tem uma forte propriedade antiséptica e anti-inflamatória. Também activa os glóbulos brancos, que são responsáveis pela destruição de bactérias. O hidraste contém berberina, um poderoso componente bacteriano. Esta planta medicinal pode ser tomada internamente, bem como aplicada localmente em conjuntivites bacterianas. O chá faz-se com uma colherada de risoma triturado por cada chávena de água. Tomam-se duas colheradas desta infusão de 4 em 4 horas. A mesma infusão é usada para a lavagem ocular.
4. Se não sentir melhoras depois de um ou dois dias, poderá necessitar de antibióticos tópicos, devendo, por isso, consultar o seu médico assistente, ou um médico oftalmologista.
Marianne Ferreira
Médica

Sem comentários: