28.10.08

FRUTA - SUMOS

A fruta constituí um alimento preciosíssimo para todas as pessoas. As frutas são geralmente pobres em proteínas, mas ricas em sais minerais, vitaminas e sobretudo riquíssimas em glúcidos (celulose e dextrose), produtos de assimilação rápida, superior ao açúcar das refinarias.

É preferível comer a fruta crua, porque deste modo fornece ao organismo vitaminas em maior abundância. Deve ter-se sempre o cuidado de a lavar muito bem, libertando-a assim do pó, dos produtos químicos de sulfatagem e das impurezas das mãos que a manipularam.

Se por necessidade dietética ou culinária a fruta tiver que ser cozida, perde algumas das suas vitaminas. A cozedura deve ser feita num recipiente de esmalte ou de alumínio, porque o ferro lhe altera a cor e lhe dá um sabor desagradável. A fruta deve ser cozida lentamente, a fervura forte destrói ainda mais o aroma.

As maçãs, as peras e os marmelos são ainda melhores assados no forno do que cozidos em água, no lume.

Portugal é o primeiro consumidor mundial de bebidas alcoólicas. Em Portugal existem cerca de um milhão de bebedores excessivos de álcool e cerca de 800.000 alcoólicos crónicos.

Sem comentários: