16.10.13

Goji - Fonte da Juventude

shutterstock_84310579.jpg
Será que corresponde à publicidade que lhe fazem – e ao alto preço que o seu rótulo indica?
Há quem diga que se trata da fonte da juventude, que acrescenta 20 anos à vida. E depois temos as promessas de que vai lutar contra as células cancerosas e contra as doenças cardiovasculares, fortalecer o nosso sistema imunitário e melhorar a nossa vida amorosa.Trata-se da baga goji, vinda dos Himalaias – e algumas pessoas estão dispostas a pagar altos preços por qualquer coisa que seja feita dela.Infelizmente, publicitários demasiado zelosos levaram às afirmações excessivas – e ao preço excessivo – de alguns produtos preparados com goji. Especialmente em esquemas de vendas em pirâmide, têm sido feitas afirmações inválidas ou exageradas acerca dos benefícios do sumo para a saúde. Mas todos esses excessos não significam que não seja boa para nós. Eis a verdade acerca da baga goji:
shutterstock_131050694.jpgRica em antioxidantesAs bagas goji são apresentadas como um superfruto, devido ao seu teor em antioxidantes. O sumo de goji é muitas vezes misturado com o sumo de noni, romã, amora ou ácer, para produzir uma bebida muito rica em antioxidantes. Os antioxidantes protegem, de facto, as células do corpo contra os ataques dos radicais livres, que poderiam acelerar o cancro e as doenças cardíacas.
Rica em micronutrientesAs bagas de goji secas são uma boa fonte de potássio, cálcio, ferro, selénio e zinco. O teor em vitamina C é comparável ao dos citrinos, morangos e outras bagas. As bagas goji também são uma boa fonte do carotenoide zeaxantina, que ajuda a proteger contra a degeneração macular do olho. Outros carotenoides presentes nas bagas ajudam o sistema imunitário a funcionar corretamente.
Factos rápidos√ Uma planta chinesa produz o fruto comercialmente conhecido como bagas goji.√ Na Ásia, as bagas são ingeridas há gerações, na esperança de promover a longevidade.√ Os praticantes da medicina chinesa usam a baga para tratar problemas de saúde comuns, como hipertensão arterial, inflamação, febre e problemas de visão.
Vale a pena tentar?Embora haja muitas afirmações falsas ou exageradas acerca destas bagas, o sumo de goji é uma bebida refrescante e saudável. É seguro bebê-lo, a menos que esteja a tomar medicamentos para liquefazer o sangue (Warfarin), para a diabetes ou para a hipertensão arterial, caso em que as bagas podem interagir com os medicamentos.
Winston J. Craig
PhD

Sem comentários: