23.10.13

10 Fatores de Risco para um AVC


shutterstock_73880329.jpgEncontro de pensamentos
Quando alguém partilha a nossa opinião ou corrobora os nossos pensamentos, isso produz uma sensação de satisfação. Um novo estudo sugere a razão: a área do cérebro ligada à “recompensa” é ativada quando as pessoas concordam connosco. Os pesquisadores interpretam o que descobriram como querendo dizer que estar de acordo com outras pessoas pode ser tão satisfatório como qualquer outra recompensa básica na vida. 
:: Current Biology/S&L
10 Fatores de risco para um AVCUm estudo internacional descobriu que os seguintes 10 fatores são responsáveis por 90% de todos os riscos de sofrer um AVC:1. Hipertensão arterial2. Fumar3. Sedentarismo4. Proporção entre a cintura e a anca (obesidade abdominal)5. Má alimentação6. Níveis de gordura no sangue7. Diabetes8. Ingestão de álcool9. Stresse e depressão10. Problemas cardíacosA boa notícia é que muitos dos fatores de risco são controláveis, ao fazer escolhas de estilo de vida positivas.
:: Estudo Interstroke/S&L
Asma em adolescentes
Há uma taxa mais elevada de asma em adolescentes cujas mães eram obesas já antes de engravidarem. Um estudo sugere que isso pode ser devido a que o excesso de peso durante a gravidez interfere com o desenvolvimento fetal normal. Os adolescentes tinham mais 30% de probabilidades de ter sintomas respiratórios do tipo asma, como ter chieira ao respirar, se as mães tivessem sido obesas ou tivessem excesso de peso durante a gravidez. Os adolescentes cujas mães eram as mais pesadas tinham mais 47% de probabilidades de ter dificuldades respiratórias graves.
:: Journal of Epidemiology and Community Health/S&L
shutterstock_97651247.jpgO seu cérebro gosta de se queixar?
As palavras negativas reorientam realmente o nosso cérebro, estimulando áreas associadas com perceções e funções cognitivas, segundo um estudo em que se usou a Ressonância Magnética. Assim, a constante exposição a queixas (nossas ou alheias) reforçará o pensamento e o comportamento negativos. Quer treinar o seu cérebro para ser mais positivo? Faça um esforço consciente para limitar as suas queixas e o tempo que passa com os queixosos crónicos. Controle a forma como interpreta as situações, e descubra outras maneiras de reagir, sem usar queixas.
:: Behavioral Brain Research/S&L

Sem comentários: