3.8.13

GOTAa prevenção é melhor do que a CURA

 A gota é uma artrite comum causada por um aumento do ácido úrico no sangue, levando ao depósito de cristais nas articulações afectadas, maioritariamente no dedo polegar do pé. Os sintomas são dor lancinante aguda, extrema sensibilidade, vermelhidão, calor e inchaço. A vítima pode, até, ficar muito doente e com febre alta e calafrios. Ataques repetidos levam, geralmente, à erosão da cartilagem e do osso nas articulações. Além disso, se os níveis de ácido úrico na urina continuarem altos, poder-se-ão formar cálculos renais.
Embora qualquer pessoa esteja sujeita a desenvolver gota, ela tem sido chamada a doença dos homens ricos, uma vez que está associada a demasiada comida e álcool, e é muito mais comum nos homens do que nas mulheres. O ácido úrico é um sub-produto de alguns alimentos, por isso a obesidade e a alimentação imprópria aumentam o risco de gota. A maior parte das pessoas produzem demasiado ácido úrico, mas algumas não o eliminam convenientemente.
missing image file
A prevenção é melhor do que a cura
• Retire a carne vermelha da sua alimentação. É muito rica em purinas, que são metabolizadas no organismo e formam o ácido úrico. As aves e o peixe também contêm uma quantidade considerável de purinas.
• Tenha o cuidado de não ingerir demasiada couve-flor, amendoins, cogumelos, ovos, lentilhas, ervilhas e feijão, pois, em grandes quantidades, aumentam a produção de ácido úrico. A alimentação com níveis relativamente baixos em proteínas é benéfica.
• Elimine as bebidas alcoólicas. Elas aumentam a produção e reduzem a eliminação do ácido úrico. Os ataques agudos de gota são, muitas vezes, precipitados por uma ingestão excessiva.
• Não coma alimentos fritos ou com gordura que foi aquecida. Isso baixa os níveis de vitamina E, levando a um aumento da precipitação do ácido úrico.
• Beba muita água para aumentar a excreção do ácido úrico. É bom acrescentar à água um pouco de sumo de limão pois ajuda no processo.
• Certifique-se se algum medicamento que está a tomar é o responsável pelos níveis elevados de ácido úrico.
• Evite cafeína e alimentos com elevado teor de gordura, como bolos e folhados.
• Se estiver com excesso de peso, um programa de perda de peso, bem planeado, ajudará a baixar os níveis de ácido úrico.
• Aumente, na sua alimentação, a quantidade de aipo, morangos, cerejas, abacate e feijão-verde, pois ajudam a excretar o ácido úrico.
• Há várias tisanas que podem controlar os níveis de ácido úrico, na sua maioria por aumentarem a eliminação; as urtigas, o zimbro, os pés de cereja, o freixo, a folha de oliveira, a bardana, o alcaçuz e o harpago são alguns exemplos.

gota
Quando a gota ataca
As terapias médicas dependem, normalmente, de medicamentos anti-inflamatórios, mas estes têm, muitas vezes, efeitos secundários muito desagradáveis e, até, graves. Muitas pessoas não toleram este tratamento e, para outras, é contra-indicado devido a outros problemas de saúde co-existentes.
• Dê um banho de contraste à parte afectada, com 3 minutos de água quente e 1 minuto de água fria. Repita pelo menos 3 vezes, para melhorar a circulação e diminuir a inflamação e a dor. Para maximizar o efeito, este tratamento pode ser aplicado várias vezes durante o dia.
• Em seguida, aplique, na parte afectada, uma cataplasma de carvão activado ou de argila, para aumentar a excreção de ácido úrico.
• Coma apenas fruta fresca e vegetais durante alguns dias, incluindo os indicados acima.
• Beba entre um litro e meio a dois litros de água por dia, com sumo de limão.
• Aplique óleo de pimenta de Caiena (disponível em farmácias) para ajudar a aliviar a dor.
• O harpago não só ajuda a eliminar o ácido úrico, como também tem efeito anti-inflamatório, sem, contudo, causar a irritação gastrointestinal que os medicamentos anti-inflamatórios causam. É melhor tomá-lo em forma de cápsulas.
• A bromelaína (do ananás), a ulmeira, a uncaria (unha de gato), e o açafrão também possuem acção anti-inflamatória, mas requerem doses razoavelmente grandes para ajudar a aliviar a dor e inflamação da gota. Combinar dois ou mais agentes será benéfico.
Qualquer pessoa que tenha experimentado a dor de um ataque agudo de gota não hesitará em concordar que vale a pena fazer todos os possíveis para evitar essa forma de artrite. Mesmo no caso de sofrer de gota, muito pode ser feito para melhorar rapidamente a situação e minimizar a dor e o sofrimento.&

Marianne Ferreira

Médica

Sem comentários: