19.8.13

Prescrição para a Hipertensão

Em parte alguma é o movimento “comida como medicamento” tão proclamado como quando respeita à hipertensão e às doenças cardiovasculares. Os alimentos seguintes deveriam fazer parte da dieta diária de todos aqueles que preservam a saúde do seu coração:
missing image filemissing image file
Amêndoas e pistácios – uma mão cheia de amêndoas todos os dias ajuda a reduzir osperigosos lípidos de baixa densidade (LDL). Os fitosteróis dos pistácios, a L-arginina, a vitamina E e as gorduras monoinsaturadas baixam o colesterol LDL total ao mesmo tempo que aumentam os lípidos de alta densidade (HDL) que restauram a saúde.

missing image file
As gorduras monoinsaturadas e os esteróides vegetais dos Abacates fazem descer o colesterol total, assim como os triglicéridos, subindo o nível do HDL.

missing image file
Os feijões e as leguminosas reduzem, em cerca de 82%, o risco de doenças do coração. Esta informação é retirada de um estudo internacional levado a efeito pela Universidade do Estado do Arizona com a colaboração de 16 000 homens.

missing image fileA canela reduz as gorduras prejudiciais existentes no sangue e a formação de coágulos sanguíneos. Os diabéticos baixam a quantidade de colesterol total, os níveis de açúcar no sangue, os triglicéridos e os lípidos LDL.
missing image file
As uvas (quer as brancas quer as pretas) providenciam resveratrol, um fitoquímico que protege o coração.

missing image file
A aveia combate as doenças do coração, baixando o colesterol total e o colesterol LDL. Os flocos de aveia cozinhados – ricos em fibras solúveis – foram usados durante quatro décadas em mais de 40 experiências médicas.

missing image file
Os cereais integrais diminuem, em cerca de 28%, o risco de falha cardíaca. Num estudo realizado ao longo de 20 anos, os pesquisadores da Escola Médica de Harvard descobriram que a pressão sanguínea daqueles que gostavam de cereais integrais ricos em fibras permanecia controlada. O risco de diabetes também desceu.

missing image file
O iogurte de soja reduz o factor de risco inflamatório da homocisteína nas doenças do coração, enquanto melhora os níveis de colesterol LDL e HDL.

missing image file
As cebolas ajudam a impedir a formação de coágulos sanguíneos e mantêm níveis de colesterol saudáveis. Os pesquisadores da Universidade de Wisconsin, em Madison, descobriram que quanto mais intenso fosse o sabor e o cheiro das cebolas, maior seria a redução na formação de placas de gordura, doenças cardiovasculares, ataque cardíaco e apoplexia.

missing image file
As frutas e os vegetais, quando combinados com a reduzida quantidade de ingestão de sal recomendada pela Dieta DASH – Dietary Approches to Stop Hypertension – promovida pelo Instituto Nacional Norte-Americano do Coração, do Pulmão e do Sangue, baixam a tensão sanguínea em apenas 14 dias. Tanto a Associação Americana do Coração como o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos recomendam esta dieta.

in Vibrant Life

Sem comentários: