13.8.13

O Relógio Parou

Quando o ciclo menstrual atrasa, as mulheres, normalmente, assustam-se, achando que estão grávidas ou que há algo de errado com a sua saúde. Mas nem sempre há razão para o medo. Segundo o ginecologista Amarildo Ramalho, “é normal ter até três ciclos menstruais irregulares por ano. Isso não é doença”. O problema começa quando há ausência regular da menstruação durante mais de três meses seguidos. Esse transtorno é chamado amenorreia. Nesse caso, o motivo pode ser desde uma gravidez até outros problemas, como stresse, menopausa precoce, desvios hormonais, disfunções ováricas – como a síndrome de ovários policísticos – e distúrbios da hipófise (glândula cerebral responsável pela prolactina, substância produtora do leite materno). Deve ressaltar-se que essa falha no ciclo menstrual não é uma doença em si, mas sim o sintoma de que algo está errado no organismo, e deve ser descoberto e tratado.
In Vida & Saúde

10 Hábitos Saudáveis... Para Ajudar a Viver Até aos 100!
missing image file
O factor mais importante que determina como podemos envelhecer com saúde, não são tanto os nossos genes mas o nosso estilo de vida. Não acredita? 
Num estudo publicado no British Medical Journal, que englobou 20 000 britânicos, conclui-se que podemos cortar o nosso risco de AVC para metade, fazendo estas três coisas: praticar exercício físico 30 minutos por dia, comer 5 porções diárias de fruta e vegetais, e evitar o tabaco e o álcool. 
Mas se estas atitudes são óbvias para quem quer envelhecer bem, os investigadores concluíram que os centenários tendem a ter em comum certos traços na forma como comem, como se movem e como lidam com o stresse – atitudes que podemos copiar se quisermos melhorar a forma como envelhecemos. 
Então, vejamos: 
1. Não se reforme! “A evidência mostra que em sociedades onde as pessoas param de trabalhar abruptamente, a incidência da obesidade e de doenças crónicas dispara após a reforma”, afirma o Dr. Luigi Ferrucci, especialista em envelhecimento. Mas na região de Chianti, na Itália, que tem uma alta percentagem de centenários, as pessoas, depois de deixarem o trabalho da sua vida, gastam a maior parte dos seus dias trabalhando nas suas pequenas fazendas, cultivando as suas uvas e os seus vegetais. 
2. Lave cuidadosamente os dentes todos os dias. Isso pode manter as suas artérias muito saudáveis. A lavagem cuidadosa dos dentes reduz as bactérias causadoras de doenças da gengiva e que, entrando na corrente sanguínea, produzem inflamação nas artérias e são um factor acrescido de doenças cardíacas. 
3. Mexa-se! Segundo o Professor Jay Olshansky, autoridade americana na área do envelhecimento, “o exercício é a única real fonte de juventude que existe”. Muitos estudos documentam a capacidade do exercício físico para melhorar o humor e a acuidade mental, o equilíbrio, a massa muscular e a resistência dos ossos. 
4. Coma um pequeno-almoço com cereais ricos em fibra. Ajuda as pessoas mais velhas a manterem todo o dia níveis estáveis de açúcar no sangue, com menos probabilidades de terem diabetes, conhecido acelerador do envelhecimento. 
5. Durma pelo menos seis horas. Dormir é uma das mais importantes funções do organismo para regular e curar as células. 
6. Consuma alimentos completos, não suplementos. Existem fortes evidências de que as pessoas que têm altos níveis sanguíneos de certos nutrientes, obtidos a partir da alimentação – selenium, betacaroteno, vitaminas C e E – envelhecem muito melhor e têm um nível mais baixo de declínio cognitivo. Infelizmente, não há nenhuma evidência de que a ingestão de suplementos com estes nutrientes possa produzir o mesmo efeito antienvelhecimento. 
7. Procure ser menos stressado. Há estudos que dizem que os centenários são menos propícios a interiorizar e a persistir nas suas preocupações. 
8. Viva como os Adventistas do Sétimo Dia. Os americanos que se identificam como Adventistas do Sétimo Dia têm uma expectativa média de vida de 89 anos, cerca de uma década mais do que o americano médio. Um dos princípios básicos desta denominação religiosa é que é importante cuidar do nosso corpo que nos é emprestado por Deus, o que significa não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas, nem exagerar nos doces. Os adventistas praticantes advogam uma dieta vegetariana baseada em frutos, vegetais, leguminosas e oleaginosas, acompanhada de uma prática abundante de exercício físico. Também dão uma grande importância aos sãos relacionamentos familiares e comunitários.
9. Seja uma criatura de hábitos. Segundo o Prof. Olshansky, os centenários tendem a viver vidas muito rotineiras, comendo a mesma dieta e tendo os mesmos hábitos durante toda a vida. Deitar e levantar sempre às mesmas horas é outro hábito imprescindível para manter o equilíbrio do corpo ao longo dos anos, que é fundamental para manter as defesas activas contra as infecções. 
10. Tenha bons relacionamentos. Ter contactos regulares com os seus entes queridos e com os amigos ajuda a evitar a depressão, que pode levar a uma morte prematura (como o caso dos viúvos e viúvas idosos). Alguns psicólogos dizem mesmo que um dos maiores benefícios que as pessoas idosas obtêm do exercício físico é o poderem caminhar com um colega ou participarem numa aula de exercício físico colectivo. 

* U.S. News/ S&L

Sem comentários: