13.8.13

Os 7 mandamentos das férias

Chegaram as férias escolares! As praias enchem--se de veraneantes, o trânsito para o trabalho diminui pela manhã e ao fim da tarde.
No final deste ano lectivo, ofereci a cada um dos meus alunos uma lista dos sete mandamentos a observar nas férias do Verão. Os mandamentos não estão dispostos de acordo com nenhuma ordem especial. Decidi dar-vos a mesma lista e desejar que se divirtam muito nesta época do ano.
1. Cuida do teu corpo
Está calor, mas não abuses dos gelados nem dos refrescos. Alimenta-te de forma equilibrada e faz exercício físico regularmente.

2. Tem cuidado com o Sol
O Sol traz alegria, mas também te pode dar dores de cabeça – literalmente! Usa sempre chapéu para protegeres a cabeça, não te esqueças do protector solar, protege os olhos com uns óculos escuros e bebe muita água. Evita ficar ao Sol nas horas de maior calor.
3. Acorda cedo
As férias são demasiado boas para as passares a dormir. Acorda cedo para teres tempo para aproveitar o dia. Ao mesmo tempo, manténs o teu horário de sono normal, e não estranharás quando regressares à escola. Mas não te deites tarde, ou então hás-de sentir cansaço durante todo o dia.
4. Sai para brincar e/ou passear
Não abuses da consola de jogos ou da televisão. Sai de casa e apanha os raios de Sol que te ajudarão a crescer mais saudável.
5. Passa tempo com a família e os amigos
Que tipo de prazer haverá nas férias se não estiveres com aqueles de quem mais gostas e que mais gostam de ti? 
6. Vai para fora
Inscreve-te num acampamento de Verão ou passa uma semana ou duas em casa de uns tios afastados. Aproveita e conhece amigos novos.
7. Não deixes de aprender
Reserva algum tempo para fazeres exercícios escolares que evitem que te esqueças do que aprendeste durante o ano. Aproveita e visita museus e exposições, ou outros locais onde possas aprender coisas novas.

Luís Miguel Santos

Sem comentários: