1.12.13

COMBATA A GRIPE



À medida que a época das gripes e constipações se aproxima, as pessoas procuram formas de melhorar o seu sistema imunitário e proteger-se desses vírus. Embora haja muitos remédios populares para as pessoas se protegerem, a equinácea é uma das escolhas mais frequentes, em parte porque apresenta efeitos secundários mínimos.
A equinácea é um dos suplementos homeopáticos mais vendidos e é usada principalmente para o tratamento da tosse e das constipações, das dores de garganta e das infeções do trato respiratório superior. Geralmente é administrada com vitamina C ou com hidraste para, supostamente, aumentar a sua eficácia.

Como pode ajudar
• Alguns estudos mostraram que as pessoas que usam a equinácea regularmente têm infeções do trato respiratório superior menos frequentes, e essas infeções são menos graves e de duração mais curta.
• Se a equinácea for tomada logo ao aparecerem os sintomas da constipação, pode reduzir o tempo normal da doença em cerca de um terço.
• Num estudo efetuado com estudantes franceses, aqueles que tomaram equinácea durante oito semanas no período escolar de inverno tiveram menos 20% de constipações.
• As diferentes partes da equinácea têm diferentes ações: o extrato da raiz da Equinacea Pallida é útil para o tratamento dos sintomas da gripe, e o sumo obtido das partes aéreas da Equinacea Purpurea é usado para o tratamento das infeções do trato aéreo superior.
• Também se revela eficaz no tratamento de afeções da pele (acne, psoríase, eczema), usada numa decocção de 40 ou 50g de extrato para um litro de água, e aplicada como compressas.

Cuidado com a qualidade
Nem todos os estudos feitos sobre a equinácea são experiências bem conduzidas. Muitos dos relatórios usaram sumo fresco estabilizado de Equinacea Purpurea, porque, das três conhecidas, é a espécie de equinácea mais fácil de cultivar. Uma vez que a equinácea está a desaparecer, o remédio é geralmente adulterado com extrato de raiz de quinino selvagem, que é barato, mas ineficaz.

Como usar
A equinácea é mais útil quando usada logo no início dos sintomas da constipação ou da gripe e se para de a tomar duas ou três semanas depois. Se for tomada diariamente, de forma contínua, pode perder a sua eficácia. Devido às suas propriedades imunoestimulantes, não deveria ser usada durante mais de oito semanas, de forma contínua. (As pessoas que sofrem de doenças autoimunes, como a Sida e a artrite reumatoide, não devem tomá-la, uma vez que pode produzir efeitos adversos.)
É importante usar uma dosagem adequada, para que a sua ação seja eficaz. A dosagem típica é de 900mg por dia de material sólido, ou até 10ml de sumo espremido. As tinturas e os extratos de equinácea tendem a ser absorvidos mais rapidamente do que as formas sólidas, como os comprimidos ou cápsulas. No entanto, a maior parte das tinturas e dos extratos não estão normalizados.

Winston CraigProfessor de Nutrição na Universidade Andrews

Sem comentários: