22.12.13

AMENDOAS - RECEITAS

Conta a lenda que um senhor árabe, Rei dos Algarves, derrotou um rei do Norte numa batalha, tendo recebido entre os despojos a sua filha, princesa Gilda, que viria para o reino para ser sua escrava. Como era bela e muito diferente das raparigas da região, decidiu casar com ela. Gilda aceitou o seu futuro, apesar de isso significar que não veria mais a terra que amava, o seu Norte coberto de neve.
Gilda reconhecia o amor do seu marido e o seu esforço para lhe agradar. Sentia até que o amava, pois ele tinha conseguido conquistá-la com a atenção que lhe dava. Mas a tristeza era tanta que ela não voltou a sair do seu quarto.
O rei resolveu então chamar os seus “físicos” para a tentar curar, oferecendo riqueza a quem conseguisse descobrir o mal de que ela sofria. Em vão…Os que tentavam não conseguiam; outros, com medo de falhar, nem tentavam. Um dia, chegou um velho, vindo do Norte, que ouvira o que se estava a passar e insistia em falar com a princesa. Mesmo duvidando do seu sucesso, o rei permitiu. E, após muitas horas de conversa com a Gilda, este seu velho aio disse ao rei que bastaria mandar plantar amendoeiras por todo o Algarve para que ela se sentisse melhor.
O rei não entendia porquê, nem acreditava que pudesse resultar, mas resolveu tentar esta estranha sugestão. O tempo continuou a passar, até que as amendoeiras floriram, pintando os ramos de cada árvore com pequeninos flocos brancos, e, por grandes extensões, cobrindo o Algarve de um branco puro. Cheio de esperança, o árabe entrou no quarto da princesa e pediu-lhe para fazer um último esforço e ir à varanda ver o que tinha acontecido. Gilda fê-lo e nem queria acreditar; durante muito tempo apreciou, com os olhos rasos de lágrimas, o que tinha à sua frente. Finalmente exclamando: “É a neve! A neve da minha terra!”
A lenda não conta o resto da história, embora se adivinhe que tenham vivido felizes após a cura de Gilda. E ainda hoje o Algarve recebe a visita das flores de amendoeira, recordando o que o amor pode fazer… até mesmo compensar a saudade.
É uma linda lenda, mas a realidade não lhe fica atrás. É que as amêndoas, que se seguem às lindas flores, são um alimento que contém:

Proteínas: As suas proteínas são de fácil assimilação e completas quanto a aminoácidos essenciais. A percentagem de proteínas é muito elevada (13,3%), tendo em conta que se trata de um produto vegetal (a carne e o peixe têm entre 15 a 20 g de proteínas por cada 100 g).
Gorduras: Mais de metade do peso da amêndoa é formado por gorduras. Predominam os ácidos gordos monoinsaturados e polinsaturados, dentre os quais se destaca o linoleico, que desempenha importantes funções no sistema nervoso.
Hidratos de carbono: As amêndoas contêm uma menor quantidade deste nutriente que de proteínas e gorduras, pelo que convém combinar as amêndoas com o pão ou com frutas doces secas (passas de uva, figos, etc.).
Vitaminas: São relativamente ricas em vitaminas B1, B6 e, sobretudo, em vitamina E.
Minerais: As amêndoas são um dos alimentos vegetais mais ricos em cálcio e fósforo. Contêm também quantidades importantes de magnésio, potássio e ferro.
Oligoelementos: Como acontece com outros frutos secos, as amêndoas são muito ricas em zinco, cobre e magnésio, oligoelementos que desempenham importantes funções no organismo.
Por tudo isto, as amêndoas são óptimas:
-  nas afecções do sistema nervoso – o seu consumo habitual fortalece os nervos e tonifica os músculos, contribuindo para vencer o stresse, a depressão e a fadiga;
-  no caso de colesterol elevado;
-  nas afecções cardíacas e arteriosclerose – o cálcio intervém de forma muito directa na regulação das batidas e no controlo da tensão arterial. A vitamina E é um potente antioxidante;
-  nas afecções ósseas – contém uma proporção muito adequada dos minerais que formam o esqueleto (cálcio, fósforo e magnésio) além de ser de reacção alcalina, o que favorece a retenção de cálcio. Tudo isto faz da amêndoa um alimento ideal para ser consumido por aqueles que sofram de osteoporose ou de desmineralização óssea.
Portanto, faça como os camponeses de outrora: pegue numa mão cheia de amêndoas, num pão e numa maçã e faça uma refeição completa. ...Mas que isso não o impeça de experimentar as nossas receitas.

Tarte Tradicional de Amêndoas
Ingredientes para a massa:
125 g de açúcar
125 g farinha de trigo
2 ovos
90 g de margarina vegetal

Modo de Fazer:
Misture todos os ingredientes com a ponta dos dedos até obter uma massa homogénea. Estenda a massa, forre uma tarteira e leve ao forno.

Ingredientes para o recheio:
130 g de amêndoas sem pele e laminadas
100 g de açúcar
90 g de margarina vegetal
2 colheres de sopa de leite quente

Modo de Fazer:
Numa frigideira, derreta a margarina com o açúcar e deixe ferver um pouco. Junte as amêndoas. Quando estiverem douradas adicione o leite quente. Retire do lume e quando a massa da tarte estiver quase cozida, cubra com esta mistura. Leve novamente ao forno mais alguns minutos até alourar.

Coxinhas de “Galinha” Fingidas
Ingredientes:
¾ de chávena de cebola picada
2 colheres de sopa de margarina vegetal
1 colher de sopa de molho de soja
½ chávena de puré de batata
1 chávena de amêndoas
1 chávena de arroz cozido
Uma pitada de Aji-no-moto
1 ovo cozido picado
sal q.b.
Pão ralado q.b.
1 ovo cru batido

Modo de Fazer:
Doure a cebola na margarina e junte o molho de soja. Misture bem com os restantes ingredientes. Forme “coxinhas”. Passe-as no pão ralado, depois no ovo batido e novamente no pão ralado. Ponha-as de pé num tabuleiro e leve-as a forno moderado até dourarem.

Sem comentários: