4.10.12

Cozedura a vapor preserva nutrientes



A cozedura é um dos mais eficazes e saudáveis métodos de preparação de refeições. Contrariamente à fritura, a cozedura não acrescenta calorias aos alimentos e na prática esteriliza-os, matando eventuais micro-organismos que nos possam ser prejudiciais. Porém, hoje em dia, a cozedura convencional em água pode ser substituída pela cozedura a vapor. Este método conserva melhor os nutrientes contidos nos alimentos. Desta forma estarás a garantir mais saúde e beleza para o teu corpo.

A diferença nota-se no paladar e textura dos alimentos, que tendem a manter a sua forma original e não a ficarem numa pasta (especialmente as verduras).
Poderás cozer a vapor com uma máquina adequada para este efeito ou, simplesmente, comprando um cesto metálico com pés, adaptável a qualquer vulgar tacho ou panela; coloca um fundo de água no tacho a utilizar, sem cobrir os alimentos, que se encontram dentro do cesto metálico. Coloca apenas umas pedras de sal sobre os alimentos. Coloca a tampa no tacho e assim que a água começar a ferver, reduzo o bico do fogão para o mínimo e deixa o vapor cozinhar.
Aventura-te a cozinhar legumes, peixe, ovos, etc.
Sugestões:

1. Brócolos; por serem ricos em ácido ascórbico e clorofila, os brócolos possuem elementos de regeneração celular que contribuem para uma pele viçosa e músculos tonificados. Para garantires os melhores resultados na retenção dos nutrientes, o ideal cozinares os brócolos a vapor durante 4 a 6 minutos.
2. Espinafre; é rico em compostos fenólicos, como o betacaroteno (que confere brilho aos cabelos), vitamina E, e vitamina C, que melhora o processo de cicatrização e favorece a produção de colágenio. Quando cozido a vapor, é uma máquina de eliminação de radicais livres.
3. Peixes; um alimento bastante rico em ómega 3, um importante nutriente de ação anti-inflamatória e fotoprotetora. Pela sua ação antioxidante, previne o envelhecimento e melhora a circulação do organismo. Estudos realizados no Japão avaliaram a perda de vitamina B12 durante a cozedura convencional do peixe. Por outro lado, o peixe preparado a vapor retém cerca de 90% das suas vitaminas. 
Come saudável!
Sport Life/TM

Sem comentários: