18.10.12

Alguns factos sobre a diabetes

 


Alguns factos sobre a diabetes É altura de sabermos os factos básicos sobre a diabetes e como afecta os que vivem com ela todos os dias. Precisamos de estar conscientes dos nossos riscos individuais e, como sempre aconselho, começar a prevenir quanto antes o aparecimento da doença.
Factos sobre a diabetes:
  • A diabetes não é contagiosa.
  • Pode-se viver uma vida normal com diabetes.
  • A insulina não é uma cura para a diabetes, é a manutenção para diabéticos.
  • A diabetes Tipo 1 não ocorre necessáriamente em famílias.
Para simplificar, aqui está uma pequena relação dos tipos de diabetes:
Diabetes Tipo 1: Diabetes Tipo 1/Dependente de insulina (também conhecida como diabetes juvenil), é geralmente diagnosticada em crianças e adultos jovens. Na diabetes tipo 1, o pâncreas não produz insulina, a hormona necessária para transformar açúcares em energia necessária para a vida diária. Os diabéticos tipo 1 precisam de manter os níveis de açúcar no sangue cuidadosamente controlados e testar o sangue picando o dedo várias vezes ao dia, colocando uma gota de sangue num monitor, e medindo a quantidade necessária de insulina que têm de se injectar.
Diabetes Tipo 2: Esta é forma mais comum de diabetes. Com diabetes tipo 2, o corpo é resistente aos efeitos de insulina, ou o corpo não produz insulina suficiente para manter um nível normal. A diabetes tipo 2 pode ser muito perigosa se os níveis de açúcar no sangue não forem regulados. Milhões de pessoas ignoram que estão em risco de se tornar diabéticos tipo 2, e outros milhões já foram diagnosticados.
Diabetes Gestacional: Mulheres grávidas que antes nunca tinham tido diabetes, mas que têm níveis elevados de açúcar no sangue durante a gravidez, têm diabetes gestacional. Este tipo de diabetes afecta cerca de 4% das mulheres grávidas. A diabetes gestacional começa quando o corpo não é capaz de produzir e usar toda a insulina de que precisa para a gravidez. Este tipo de diabetes dura ao longo da gravidez e tem de ser cuidadosamente controlada com dieta. Se não, podem surgir complicações com o bébé e possivelmente com o nascimento.

Sem comentários: