20.8.14

PÉ DE ATLETA

Pé-si55551177_ma.jpg
Não precisa de ser um atleta para sofrer desta doença tão comum. Mas pode ter a certeza de que ajudará esta infecção fúngica a crescer e a desenvolver-se se a mantiver quente, húmida e em ambiente escuro. Embora a infecção seja apenas superficial, consegue ser muito aborrecida, causando comichão, vermelhidão, sensação de queimadura, descamação e até mesmo bolhas e feridas abertas, especialmente entre os dedos dos pés. As unhas dos pés também poderão ficar afectadas. Muitas vezes, outras áreas do corpo também poderão ser envolvidas, especialmente as virilhas. Estas áreas também precisarão de ser tratadas ao mesmo tempo.
Infelizmente, a doença é muito contagiosa. Por isso, tenha muito cuidado quando for ao ginásio ou quando andar descalço nos balneários das piscinas públicas. É preferível usar chinelos de praia. E cuidado com o uso de sapatos/meias/toalhas pertencentes a outras pessoas.

pés_798456.jpg
Medidas gerais
O Verão é o tempo ideal; ideal para os fungos, porque, se usar sapatos fechados, os pés facilmente ficam quentes e suados, mas também ideal para tratar a infecção, porque se podem usar sandálias e até andar descalço a maior parte do tempo. Dessa forma, os fungos não ficarão num lugar escuro e húmido. Talvez a sua mãe não tivesse a razão que pensava que tinha quando lhe dizia para se manter calçado!
Mantenha os pés secos e certifique-se de que os seca bem entre os dedos. Use meias de algodão, mudando-as diariamente. Areje todos os seus sapatos, ao sol, se possível, e polvilhe-os com um pó fúngico. Volte a polvilhá-los sempre que os usar. Evite sapatos de plástico ou borracha, uma vez que estes têm a tendência de manter os pés húmidos.
As infecções fúngicas “adoram” açúcar, por isso os diabéticos, devido ao elevado teor de açúcar no sangue, têm um risco acrescido. Evite alimentos doces ou refinados para não alimentar demasiado os fungos.


Tratamentos locais
Nas farmácias, encontrará medicamentos tópicos antifúngicos, que, normalmente, poderá comprar sem receita médica. Contudo, os remédios naturais podem ser, também eles, muito eficazes. Aqui lhe damos os mais provados:
1. Se a condição for moderada, poderá ser suficiente pôr os pés de molho, diariamente, durante 10 a 15 minutos, numa solução de lixívia (1 colher de chá de lixívia por litro de água quente), ou de sal e vinagre (1 colher de sopa de sal, meio litro de vinagre e meio litro de água quente), e polvilhar entre os dedos com amido de milho (maizena) depois de os secar muito bem.
2. O alho é um vencedor. Muitos estudos científicos mostram a sua eficácia contra as infecções fúngicas. Muitas pessoas sugerem que se ponham lâminas de alho nas áreas afectadas, mas isso poderá causar ardor e irritação. O óleo de alho é uma escolha melhor. Esmague alguns dentes de alho e deixe-os em azeite durante um dia. Retire todos os bocadinhos de alho antes de aplicar o azeite, em pequenas quantidades, nas áreas afectadas.
3. O alcaçuz tem 25 compostos antifúngicos, e o gengibre tem 23. A camomila também tem uma actividade antifúngica. Aplique um chá muito forte de um ou mais destes produtos, misturados, nas áreas afectadas pelo menos duas vezes por dia e deixe secar ao ar. Também poderá, se o desejar, ingerir camomila ou gengibre. O chá de alcaçuz é muito saboroso, mas geralmente causa retenção de líquidos, por isso não é muito aconselhado.
4. O óleo da planta do chá, usado topicamente, tem um poderoso efeito antiséptico e antifúngico. Em algumas pessoas, esse óleo irrita a pele, especialmente se a pele não estiver intacta, por isso é aconselhável fazer, primeiro, um teste numa área pequena.
5. O hidraste é outra planta medicinal que pode ser usada local ou internamente. O composto activo é a barberina. É vendido, muitas vezes, com equinácea, o que seria muito benéfico no tratamento de pé de atleta devido à sua acção estimulante do sistema imunitário.
Certifique-se de que continua o tratamento durante uma semana depois da pele parecer estar totalmente curada e o fungo completamente erradicado. Se o problema não estiver solucionado em poucas semanas, ou se houver inchaço, febre ou pus, é mais seguro procurar a ajuda de um médico.

Marianne Ferreira
Médica

Sem comentários: