7.8.14

missing image file
Alenda da fonte de juventude tem iludido a vida de muitos aventureiros numa procura infrutífera. Ninguém quer envelhecer e, para muitos, esta procura de alguma poção mágica que nos permita permanecer jovens, o mais tempo possível, continua.
O envelhecimento é um processo gradual, que tem início na concepção e continua através da nossa vida. Na realidade, a velhice não é determinada apenas pela idade cronológica, mas também pela doença e a incapacidade, que limitam as tarefas diárias. Algumas pessoas tornam-se velhas enquanto são relativamente novas. Por outro lado, outras mantêm-se jovens, energéticas e produtivas, ainda que avançadas em idade.
Muitas obras de grandes artistas e génios foram terminadas durante os anos mais tardios da sua vida. Por exemplo, Miguel Ângelo tinha 70 anos de idade quando pintou a Capela Sistina; e Verdi compôs uma das mais famosas óperas com a idade de 80 anos!
O envelhecimento prematuro e a incapacidade são, em grande parte, o resultado de certos factores de estilo de vida. Hábitos como fumar, o consumo de álcool e cafeína e o abuso de drogas podem envelhecer as pessoas prematuramente. Tanto uma alimentação baseada em comidas que são ricas e refinadas, como a falta de exercício aceleram o envelhecimento.

O que fazer?

O que pode comer para se sentir mais novo, e evitar o envelhecimento?
missing image file Coma uma boa salada todos os dias: os legumes de folha verde escura contêm muitos antioxidantes, que não só ajudam a evitar o envelhecimento como também o protegem de doenças cardiovasculares, cancro e doenças degenerativas como a artrite. Os antioxidantes neutralizam os radicais livres, que prejudicam o organismo e têm um papel importante no processo de envelhecimento.
 Coma uma boa variedade de vegetais, incluindo brócolos, tomates e cenouras que são ricos em vitamina A, um forte antioxidante. Os brócolos, as couves, a couve-flor, o tomate, os espargos e as batatas são uma boa fonte de glutationa, também ela um poderoso antioxidante e um impulsionador do sistema imunitário.
√ Seja generoso com as suas doses de fruta. Se não gosta muito de fruta, pode bater várias peças de fruta com a varinha mágica para fazer um batido de fruta. A vitamina C, encontrada em elevada quantidade em muitas frutas, também é um poderoso antioxidante. O abacate, a toranja, os pêssegos, as laranjas e a melancia também são ricos em glutationa.
 Não se esqueça de ingerir algumas oleaginosas e sementes todos os dias. As sementes de girassol são especialmente ricas em vitamina E, outro poderoso antioxidante. E apenas uma ou duas castanhas--do-pará contêm selénio suficiente para um dia. A falta deste mineral tem sido relacionado com muitas das alterações no envelhecimento.
 Evite as gorduras más, como os fritos, gorduras hidrogenadas, esterilizadas e saturadas. Leia os rótulos dos diferentes alimentos antes de os comprar e ficará surpreendido com a quantidade de gorduras más que encontra!
 Corte no consumo de carne e peixe. Coma mais alimentos de origem vegetal.
 Escolha alimentos mais integrais – tais como pão, arroz e massas integrais. A maior parte dos minerais, vitaminas e fibras são retirados dos cereais quando estes são polidos durante o processo de refinação.
missing image fileMas não é só a alimentação que importa!
 Faça actividades ao ar livre. Caminhe na Natureza. Deleite-se com a luz solar. O exercício estimula a circulação, melhorando o funcionamento de todo o organismo.
 Faça exercícios de alongamento algumas vezes por semana. Uma das grandes dificuldades que as pessoas que estão a envelhecer experimentam é a diminuição da sua mobilidade e flexibilidade. Mas isso não tem de lhe acontecer a si.
 Durma o suficiente. Se tem dificuldade em adormecer, procure um produto natural que o ajude a adormecer, sem causar sonolência durante o dia.
 Arranje um passatempo ou uma actividade útil. Estar ocupado ajudará a manter a vitalidade.
 Invista tempo no relacionamento com familiares e amigos. Nenhum homem é uma ilha. Somos ajudados física, emocional e espiritualmente pelos laços estreitos com pessoas que gostam de nós.
missing image file
O que dizer das plantas medicinais?

 Há uma série de plantas que contêm uma quantidade significativa de antioxidantes. Orégãos, alecrim, salva e tomilho podem ser usados em culinária para ajudar a condimentar a comida. Também pode beber chá de cidreira, menta e cardo de leite.
 O ginkgo biloba é muito interessante no processo de envelhecimento. Deve ter ouvido dizer que somos da idade dos nossos pensamentos. O nosso cérebro é a parte mais importante a ser protegida do envelhecimento. O ginkgo biloba aumenta a circulação cerebral e o oxigénio que chega às células do cérebro; portanto, ajuda a memória, a agilidade mental, a concentração, as tonturas e até o humor.
 O ginseng é considerado, pelos Coreanos e Chineses como a Fonte da Juventude. Melhora o tono muscular e a pele, bem como a digestão e o apetite. É utilizado para fortalecer as pessoas debilitadas por doenças crónicas e velhice.
 A centella asiática é usada, normalmente, na Índia para melhorar a longevidade e a memória.
 A onagra é rica em ácido gamma-linoleico, considerado útil em muitas situações clínicas e para prevenir os danos relacionados com o envelhecimento.
 O alho traz muitos benefícios para a saúde, entre os quais a redução do nível de tensão arterial e de colesterol. O alho ajuda a evitar a coagulação do sangue e melhora a circulação. Não é, portanto, de surpreender que muitos estudos liguem o alho a melhor memória e um envelhecimento mais lento.
 Escolha ser mais saudável, durante mais tempo. Não deixe nada ao factor sorte.
Marianne Ferreira
Médica

Sem comentários: