20.8.14

FÉRIAS PRECAVIDAS

Para umas Ferias Precavidas
Nada mais desagradável do que surgir um problema durante as férias e não se saber como actuar de imediato, para o resolver. Neste mês em que a maioria dos portugueses goza as suas merecidas férias, aqui vai uma “ajudinha” da sua Saúde & Lar para suavizar as contrariedades que desejamos, de antemão, não venha a ter.
Queimaduras solareshomem_504493.jpg
O sol brilha, a praia parece gritar o seu nome... e quando dá por si, está com um escaldão. A pele, muito vermelha e dolorida, parece querer lembrar-lhe que se esqueceu do protector solar e do chapéu, e de que, por muito agradável que possa ser, o sol em excesso e às horas de ponta, não é, exactamente, um amigo.

Que fazer?- SAIA DO SOL!
- Arrefeça a sua pele com água fria.
- Já agora, aproveite e beba um grande copo de água. E vá bebendo água e sumos, de preferência naturais. Esqueça as bebidas alcoólicas.
- Passe uma loção de calamina ou uma loção hidratante.
- Vista roupas leves.
- Se vir que a queimadura é grave, não hesite em consultar um médico.
Insolação
Embora se possa dever ao calor, aos exercícios físicos excessivos quando o dia é, já de si, quente, os estados febris também podem ser responsáveis por esta situação perigosa. O organismo não consegue arrefecer através da sudação. Os sinais e sintomas incluem agitação, dores de cabeça e tonturas, pele quente e ruborizada e, nos casos mais graves, perda de consciência.

Que fazer?
- A prioridade é baixar a temperatura da vítima. Leve-a para um local arejado, à sombra.
- Envolva-a num lençol húmido e frio.
- Faça-a beber bastantes líquidos – água, sumos naturais, soro (pode fazê-lo fervendo um litro de água, deixando-a arrefecer e deitando-lhe duas colheres de sopa (rasas) de açúcar e uma colher de chá de sal. Se possível, acrescente umas gotas de sumo de limão).
- Quando a temperatura baixar para níveis seguros, substitua o lençol húmido por um seco.
- Se a temperatura não baixar, leve a pessoa ao hospital.

Desidratação
Alguns sintomas são muito semelhantes aos da insolação: Náuseas, cãibras musculares, boca seca, muita sede, dificuldade em respirar. Na realidade, a insolação pode levar à desidratação. É um problema grave que deve ser imediatamente atendido.

Que fazer?
- Líquidos, muitos líquidos. Tal como no caso da insolação, água em abundância, soro para repor os sais minerais, e nada de bebidas alcoólicas.
- Repouse à sombra.
protector_11481892.jpg
Hipotermia
No Verão?! Claro, a água do mar pode estar mais convidativa do que o calor que a areia reflecte, mas, por vezes, muito fria e fazer a temperatura corporal baixar demasiado. As crianças e os idosos são os mais vulneráveis. A pele toma um tom azulado, o corpo treme de forma incontrolável, sentem-se tonturas e dificuldade em falar e, nos casos extremos, perda de consciência.

Que fazer?
- Ao contrário dos casos anteriores, aqui a pessoa terá que aquecer.
- Saia da água, proteja-se do vento e retire as roupas molhadas, substituindo-as por umas secas.
- Envolva-se numa toalha ou cobertor.
- Mantenha-se desperto e exercite braços e pernas.
- Se notar que está a piorar, peça que o levem ao hospital antes que perca a consciência.


Sem comentários: