28.6.14

SUGESTÕES E SOLUÇÕES Especial Menopausa

A ALIMENTAÇÃO NA MENOPAUSA
Para muitas mulheres, a chegada da menopausa traz não só mudanças emocionais bruscas, ansiedade e irritabilidade, mas também outros sintomas, como flutuação da temperatura do corpo, insónia, dores nas articulações etc..
Nos dias de hoje, os homens têm de ter cuidado, pois a andropausa também os afecta nas mesmas formas.
Embora os médicos digam que as pessoas que entram neste estágio da vida devem ter muito cuidado com a alimentação e o peso, a cozinha continua a proporcionar uma fuga a estes problemas. Uma mudança de alimentação pode ajudar a reduzir os sintomas e providenciar uma maior estabilidade.
O abuso de sal, açúcares, ingredientes com altos conteúdos de gordura, e alguns outros ingredientes só pioram os sintomas e agravam o modo como nos sentimos.
Por vezes, quando há algo que diz ‘sugestões’ imediatamente quer dizer ‘ignorar’, por isso deixo apenas uma tabela curiosa de ingredientes que poderão ajudar a controlar o que se come.

SINTOMAS DA
MENOPAUSA
O QUE COMERO QUE EVITAR
Flutuação de temperatura do corpoProdutos com base em soja e sementes de linhaça. Use a erva sálvia.Comidas muito condimentadas e picantes, cafeína e bebidas alcoólicas.
Mudanças de humor,
ansiedade e irritabilidade
Comidas ricas em magnésio como, por exemplo, arroz e farinhas integrais, feijões, lentilhas, ervilhas e vegetais de folha verde. Coma a intervalos regulares e tente incluir alimentos ricos em amidos.Comidas açucaradas, com cafeína e bebidas alcoólicas.
InsóniaTome um chá antes de se deitar. Sugerimos camomila, tília ou flor de laranjeira.Cafeína, especialmente perto da hora de dormir, grandes refeições perto da hora de deitar.
HemorragiasComidas ricas em ferro, especialmente vegetais de folha verde e feijões.Comidas muito condimentadas e picantes.
Secura vaginalProdutos com base em soja, como tofu, e leite de soja ou produtos contendo linhaça.missing image file
OsteoporoseProdutos ricos em cálcio, como leites, iogurtes, queijos, leite de soja fortificado, tofu, frutos desidratados ou secos, feijões e sementes. Produtos ricos em vitamina D, como ovos, e margarinas.
Suores nocturnosChá de sálvia. Tente incluir sálvia nos cozinhadosComidas muito condimentadas e picantes.
Estas são algumas das mudanças que, se feitas na alimentação diária, irão ajudar a ultrapassar os sintomas. Além das sugestões acima, evite alimentos de conserva, pois contêm aditivos.
Embora pareça uma mudança radical, não será assim tão difícil se se pensar que ainda se pode ter aqueles momentos de conforto que alguns alimentos nos trazem, especialmente nas alturas mais difíceis.
Junte o útil ao agradável e tenha uma sobremesa que, não só contém os ingredientes necessários para a sua dieta, mas também aquele gostinho doce que ajuda a acalmar a ‘alma’.

Paulo Jorge Dias

Sem comentários: