15.11.13

Prisão de Ventre

A prisão de ventre é a dificuldade em evacuar, com a passagem pouco frequente de fezes que são, muitas vezes, duras e secas. É uma indisposição que é mais frequente nos idosos, nas grávidas e, por vezes, também nas crianças. A prisão de ventre causa desconforto e até distensão abdominal, gases, hemorróidas, hérnias, fadiga, dores de cabeça, mau hálito e um risco acrescido de diverticulose e varizes.
mulher_9721594.psd
A maior parte dos casos de prisão de ventre podem ser facilmente resolvidos sem a necessidade de intervençãomédica, especialmente nos doentes jovens e medianamente afectados. Nos pacientes mais idosos com prisão de ventre recente, é importante que seja despistada a possibilidade de cancro colorectal, particularmente se for associada com sangramento, e descarga de mucosa ou a sensação de volume no recto depois de evacuar.
Muitas pessoas usam laxativos, e, entre estes, os medicamentos naturais são populares. O mais curioso é que amaioria das pessoas não precisaria de laxativos se tivesse mais cuidado com alguns hábitos. Nas sociedades não-industrializadas, tal como nas comunidades africanas, onde as pessoas têm uma alimentação rica em fibras, a prisão de ventre é rara.
Quer uma fórmula para provocar prisão de ventre? Retire da sua alimentação todos os grãos, frutas e vegetais ricos em fibras, e substitua-os por gorduras, carne, produtos lácteos e alimentos refinados. A fibra dá volume, estimulando as contracções do intestino e ajudando a manter o líquido no conteúdo intestinal, mantendo as fezes moles. Na maioria dos casos, corrigir o conteúdo de fibras resolverá o problema.
frutas_3228715.jpgA evacuação intestinal diária é importante. Muitas crianças têm maus hábitos intestinais, muitas vezes porque ninguém as ensinou, ou porque os pais estão demasiado ocupados para os fazer ficar sentados o tempo necessário. Frequentemente, os adultos não respondem à vontade porque têm outras coisas que consideram mais importantes, para fazer. Os intestinos habituam-se a um padrão errado. Estabeleça horários regulares, como imediatamente logo depois de comer. Muitas crianças pequenas (e adultos!) não gostam de ficar sentadas, por isso, dê-lhes um livro que as ajudará a ficarem quietas e relaxadas, deixando a natureza actuar.

O que deve e não deve fazer
• Coma frutas, vegetais e grãos integrais, ricos em fibras. Cereais integrais, kiwi, figos secos, ameixas, tâmaras, pêras, citrinos, papaia, agriões, nabos, feijões, lentilhas, pão integral, vegetais de folha verde, arroz integral, são alguns dos melhores.
• Faça exercício; a actividade física apressa os movimentos de resíduos através dos intestinos.
• Beba bastante água. 1 a 2 copos de água morna ao acordar estimulam o cólon de forma natural.
• Certifique-se de que algum dos medicamentos que toma não está a contribuir para o problema.
• A prisão de ventre persistente e que não responde a estas medidas, ou a uma mudança inexplicável nos hábitos intestinais pode ser um sinal de algo mais grave. Consulte o seu médico.
• Nunca reprima a vontade de defecar.
• Evite o chá preto e o café. O tanino e a cafeína tendem a causar prisão de ventre.
• Evite os alimentos gordurosos e os fritos, que tornam os intestinos mais lentos.

E o que dizer dos laxativos?
Os laxativos volumosos aumentam o conteúdo de água nas fezes e o volume das fezes, fazendo pressão sobre as paredes do cólon e dando origem às contracções musculares. São os mais seguros, pois não irritam o cólon, nem causam dependência. São fáceis de juntar à sopa, às papas para bebé ou ao iogurte. No entanto, certifique-se de que bebe bastante água.
1-3 colheres de sopa de sementes de linhaça moídas, uma a duas vezes por dia.
2-4 cápsulas de sementes ou casca de plantago ovata, até 3 vezes por dia. Pode ser encontrado nas farmácias, em saquetas.

Os laxativos osmóticos promovem a secreção de água no cólon, iniciando os movimentos intestinais. São não-irritantes.
A lactulose, o manitol e o sorbitol são grandes açúcares que não são digeridos nem absorvidos. Muitos preparados farmacêuticos contêm-nos. Siga as instruções da bula.
tigela_9008554.jpgO leite de magnésio, o citrato de magnésio, e os sais minerais são seguros para uso ocasional, mas não são recomendados para uso diário pois podem causar dependência. Também se compram na farmácia.
O estimulantes ou laxativos de contacto irritam a parede intestinal, causando um aumento de contracções. Podem prejudicar o cólon e causar dependência com o uso habitual. Não são recomendados durante a gravidez e o aleitamento. Também podem causar cólicas e náuseas.
A cáscara sagrada e o sene (cassia acutifolia) são exemplos de laxativos estimulantes eficazes, contidos em muitos chás e comprimidos laxativos, bem como em fórmulas para a perda de peso.
O aloés contém estimulantes do mesmo grupo, mas parece ser mais brando relativamente ao cólon.
Os produtos que contêm óleo mineral, como a parafina líquida, não são recomendados. Agem amolecendo as fezes, mas podem aumentar a absorção de alguns medicamentos e interferir com a absorção de vitaminas lipossolúveis. Também podem provocar pólipos no cólon.
Há muitos medicamentos naturais seguros e eficazes para lidar com este problema, mas uma mudança prudente na alimentação e no estilo de vida poderá ser suficiente.

Marianne Ferreira
Médica

Sem comentários: