11.7.14

missing image file
Pergunta: Sou muito nervosa. Reconheço isso. Detesto pessoas lentas, elas irritam-me! Mas porque fico assim nervosa? Há cura para o nervosismo?
R: Nervosismo é um termo popular. As pessoas usam a palavra nervosismo e nervoso para diferentes tipos de comportamento. Às vezes, diz-se que uma pessoa é nervosa por não se controlar. Outras vezes, é porque a pessoa não consegue permanecer serena em certas situações, ficando extremamente ansiosa, inquieta, insegura. Também se diz que alguém é nervoso quando é irritadiço, sempre metido em encrencas e brigas. Algumas pessoas ainda assumem que são nervosas porque tremem diante de desafios (um novo trabalho, um novo namoro, uma viagem, etc..), e sentem-se incapazes de lidar sozinhas com uma situação.
Em criança, aprendemos a andar, a ler, a escrever, a comer sozinhos, a realizar tarefas, a fazer a nossa higiene pessoal, a ir à escola ou comprar algo sem a ajuda de um adulto. Mas dificilmente uma criança é ensinada a lidar com as emoções, com os complicados sentimentos e pensamentos que surgem na nossa mente. Onde aprendemos isso? Quem nos ensina isso?
O nervosismo pode vir, em parte, de herança genética, juntamente com o que a criança copiou de algum modelo importante para ela na infância. Também pode ser a expressão de uma estrutura emocional um tanto fragilizada, que leva a pessoa a sentir-se insegura com frequência – insegurança demonstrada pelo nervosismo.
Como curar o nervosismo? Se ele veio em parte por herança genética (pai ou mãe eram nervosos), se a criança copiou o modelo da pessoa influente que a criou, ou se ficou assim desde algum evento stressante, não importa. A responsabilidade de mudar é pessoal.
missing image fileTente o seguinte:
1) Aceite que o nervosismo existe e que é um problema seu.
2) Pare de culpar as pessoas e as circunstâncias como responsáveis pelo seu nervosismo.
3) Entenda e aceite que precisa de mudar.
4) Cultive o desejo de mudar.
5) Decida-se profundamente a mudar.
6) Procure ajuda em aconselhamento psicológico individual ou de grupo.
7) Leia bons livros sobre o assunto.
8) Assista a alguma palestra ou seminário sobre o tema.
9) Peça a amigos e familiares para que analisem o seu comportamento. Tenha humildade ao ouvir os comentários, por mais cruéis que sejam, e coragem para aceitar o que for verdadeiro.
10) Decida parar de agir da forma como faz, utilizando o pensamento consciente para isso. Pense: “Não vou voltar a agir dessa maneira.” Morda a língua, dê uma volta, tome um duche, cante, ore, respire fundo, escreva, mas não se deixe levar mais pelo nervosismo.
11) Entenda a creia que ter as emoções não é o problema: o desafio é tê-las sem deixar que elas a dominem.
12) Se acha que já não ama a pessoa com quem se irrita, pelo menos não a magoe e fique calada.
13) Depois disso, se ainda não se conseguir controlar, descarregue as tensões do nervosismo em actividades físicas vigorosas, cuidando do jardim, fazendo ginástica, fazendo trabalho comunitário, etc..
Lembre-se: as pessoas não são sacos de pancada emocional. Pense em como se sente quando alguém explode consigo sem motivos.

César Vasconcellos de Souza

Sem comentários: