11.7.14

emergencia
missing image fileO corpo humano tem, em média, 70% do seu peso formado por água. Essa percentagem pode variar conforme a quantidade de gordura do corpo. Quanto maior a quantidade de gordura, menor a quantidade de água. Em geral, eliminamos cerca de 2,5 litros de água por dia através das fezes, do suor, da urina, etc.. É claro, portanto, que o desempenho das funções normais do corpo necessita de uma certa quantidade de água e de electrólitos. A desidratação ocorre quando a relação entre a ingestão e a eliminação de água fica desequilibrada. Ou seja, se gastamos grande quantidade do líquido, essa reposição deverá ser proporcional.
No Verão, a desidratação é mais comum pelo aumento do suor provocado pelo calor, além da maior incidência de diarreia por infecções gastrointestinais.
É importante identificar os sintomas de uma desidratação leve e a desidratação grave. Veja no quadro os principais sintomas relacionados com casos leves e severos de desidratação.
Para prevenir ou para tratar a desidratação siga estes passos:
 Beba sempre quantidades generosas de água. A recomendação em dias quentes é de cerca de dois litros por dia.
 Não se esqueça de beber água ou sumos de fruta, naturais, quando for praticar exercícios físicos leves ou intensos.
 Lave e armazene os alimentos de forma adequada para evitar contaminação, vómitos e diarreias.
 Evite expor-se ao sol em horários em que os raios ultravioletas estão mais fortes, das 10 horas da manhã às 15 horas da tarde.
 Vista roupas leves.
 Em caso inicial de desidratação, o soro caseiro pode ser utilizado.
 Se mesmo tomando as devidas providências o quadro não melhorar, o serviço médico deverá ser procurado para que sejam tomadas medidas de maior alcance.

Sintomas de desidratação leve
¸ Sede
¸ Cansaço
¸ Palidez
¸ Mucosas secas (boca, olhos)
¸ Ressecamento da pele
Sintomas de desidratação
¸ Moleza
¸ Desmaio
¸ Tonturas
¸ Confusão mental
missing image fileSoro caseiro
Não se esqueça de que o soro preparado em casa só deve ser utilizado durante 24 horas. Após esse período, deverá ser missing image filepreparadamissing image fileoutra receita.
Receita:
• 1 copo (200 ml) de água filtrada ou fervida
• 1 colher de chá, rasa, de açúcar refinado
• ½ colher de café de sal refinado
Emília Faye Santos
Enfermeira

Sem comentários: