15.2.13

A COR DOS ALIMENTOS

NUTRIÇÃO

“Mãe! Nós ainda precisamos de um azul e um verde!”, gritou a Cátia em frente da prateleira do feijão-verde, medindo seis punhados. “Tenho de ir jogar futebol”, repetiu o Ricardo, de sete anos, enquanto escolhia uma caixa de uvas. Do seu assento no carrinho de compras, a pequena Carla mostrou que a sua caixa de lápis de cera estava cheia, e a nossa tarefa estava completa. Tudo o que a mãe fez foi entregar um lápis da cor de cada alimento que as crianças seleccionaram, até completar cinco tonalidades.
Fazer as compras com três crianças quando se tem a agenda cheia pode parecer um pesadelo, mas não precisa de ser. Pode ser uma maneira de transformar refeições nutritivas num momento de prazer para a família.
Pesquisas recentes sobre educação e nutrição indicam a importância de elaborar estratégias para manter um estilo de vida saudável. Isso é especialmente importante durante a fase em que as crianças estão a desenvolver hábitos alimentares que podem durar uma vida inteira. As crianças aprendem melhor quando participam e fazem escolhas. Em vez de uma tabela complicada, use a beleza das cores. “Consideramos o conhecimento que perdura como uma aprendizagem,” diz Suzanne Wegener Soled, psicóloga cognitiva da Universidade de Cincinnati. “As crianças aprendem fazendo, com orientação e monitoramento.”

Isso funciona não apenas na sala de aulas, mas também no supermercado e na cozinha. Pesquisadores da Universidade de Tufts descobriram que as cores brilhantes dos alimentos frescos são indicadores da nutrição que eles proporcionam. Os pais podem ajudar os filhos a adoptar hábitos saudáveis usando uma estratégia baseada nas cores.
Os seus filhos conseguem dizer “fitoquímicos”? Não é complicado. Trata-se de químicos das plantas, as substâncias naturais nos nossos alimentos que protegem contra os efeitos do envelhecimento e das doenças. As cores nas prateleiras das mercearias indicam uma variedade de fitoquímicos que podem ajudar a evitar desde perda de memória a problemas do coração.
Comece conversando com a sua família sobre as categorias de cores apresentadas nos quadros desta matéria e como a dieta influi na saúde. Então, leve as crianças à mercearia ou ao supermercado para as ajudar a escolher um arco-íris de alimentos.

VERMELHO RADICAL
A ciência agora confirma o velho ditado sobre a capacidade das maçãs de manter os médicos à distância. A pele vermelha brilhante contém químicos que inibiram o crescimento de cancro nos laboratórios da Universidade de Cornell. Quando vir o vermelho nas prateleiras, pense em radicais livres. Eles são moléculas instáveis de oxigénio, no nosso corpo, associadas com doenças e envelhecimento. Alguns químicos das plantas são antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam a manter as células saudáveis. O licopeno é um dos fitoquímicos vermelhos associados a riscos mais baixos de cancro da próstata. Ao escolher o “vermelho radical”, pode poupar um membro da família de ter cancro e outras doenças no futuro.

Sugestões Vermelhas
As crianças de todas as idades adoram misturar; então, entregue-lhes a colher. Misture pimento vermelho com macarrão e queijo. Deixe-as combinar tomate, azeite e queijo mozzarela tostado com temperos para a salada. Tem ainda o molho de tomate. Para sobremesa, lave e sirva morangos e framboesas frescos, ou melancia.

AZUL É MELHOR
Se for mudar apenas um item na dieta da sua família, escolha adicionar bagas negras (nome genérico que inclui vários tipos de frutas arroxeadas, como amoras e mirtilos). Dos frutos e vegetais testados na Universidade de Tufts, as bagas negras ganharam o prémio de actividade antioxidante. Isso significa que o facto de acrescentar bagas negras pode ser a decisão mais inteligente para ajudar a combater as doenças. As experiências da Universidade de Tufts mostraram que uma alimentação rica em bagas negras protege contra a perda de memória relacionada com o envelhecimento e o declínio das capacidades motoras. A antocianina é o fitoquímico responsável pelo pigmento vermelho--arroxeado.

Sugestões Azuis
Utilizar bagas negras é tão fácil! Não é preciso descascar, cozinhar ou planear. É simples colorir os cereais de azul com um punhado de bagas negras As crianças podem aquecê-las no microondas e misturá--las com o iogurte gelado, criando uma sobremesa livre de culpa. As ameixas vêm em feitios e sabores que as crianças adoram. Fatie beringela e deixe as crianças comerem com pão e molho de tomate. Em vez de usar sempre repolho verde, experimente o roxo.

VÁ DE VERDE
Os alimentos muito verdes, como o espinafre e a couve, contêm luteína, o químico associado à prevenção de cegueira e à melhoria da visão. Os seus filhos não gostam de espinafre? Eles podem ficar surpreendidos ao saber que adicionou verduras em conserva ao seu molho favorito. A Food and Drug Administration, órgão do governo norte--americano responsável pela fiscalização dos alimentos, concluiu que as frutas e vegetais congelados são tão saudáveis como os frescos, e alguns podem até conservar os nutrientes durante mais tempo.
Os feijões e ervilhas possuem fitoquímicos associados ao colesterol baixo e à prevenção do cancro. Ao inibirem o crescimento de pequenos vasos sanguíneos que possibilitam o crescimento de tumores, esses químicos podem reduzir o risco de cancro da mama e do ovário. A clorofila, responsável pela cor verde, ajuda a impedir a absorção de substâncias químicas cancerígenas.

Sugestões Verdes
Não se esqueça de edamame, que é o nome japonês do feijão de soja brilhante, ainda na vagem. Depois de cozinhar a variedade congelada durante cinco minutos, as crianças podem descascar e adicionar a saladas ou outros alimentos. Coloque brócolos na sopa. Capriche na salada de pepino, cujos esteróides ajudam o corpo a expelir o colesterol. A sobremesa pode ser kiwi, uma boa fonte de vitamina C.

AMARELO DO DIA-A-DIA
Vários componentes do nosso cardápio normal são amarelos. Para generalizar, os alimentos da cor amarela ou alaranjada, como cenoura, pimento amarelo, abóbora, batata-doce, milho, mamão e alperce, contêm betacaroteno, precursor da vitamina A. Existem evidências de que as propriedades dos alimentos amarelos são antioxidantes eficazes no combate ao cancro. A clássica laranja, excelente fonte de vitamina C, ajuda a manter as defesas do organismo.

Sugestões Amarelas
Incentive os seus filhos a comer banana com aveia. A banana, facilmente digerida, é uma boa fonte de potássio e vitamina B6. Como a cenoura praticamente não absorve agrotóxicos, é apropriado e fácil usá-la crua. Lave bem as cenouras, rale-as, misture com tomate, tempere e coma com arroz. Fica delicioso, nutritivo e barato. Uma sobremesa de manga, que tem sido associada à redução do risco de cancro cervical e do cólon, pode ser uma boa escolha.

MESA CRIATIVA
Com o problema da obesidade atingindo proporções epidémicas nos países desenvolvidos, as empresas do ramo de alimentos estão a começar a pensar em alternativas mais saudáveis. Algumas estão a ampliar o seu cardápio vegetariano, enquanto outras procuram maneiras criativas de apresentar os pratos.
Há cerca de um ano, a Dodexho, grupo multinacional de origem francesa especializado em oferecer alimentação equilibrada para hospitais, escolas e empresas, montou em Nova Iorque uma mostra de inovações na área. Na procura de soluções para melhorar a nutrição, vale tudo: de bonecos e palhacinhos para seduzir as crianças a comer verduras a prémios para os especialistas e chefes mais criativos.
Em casa, as mães também devem idealizar maneiras criativas para incentivar o consumo de alimentos nutritivos e saudáveis. Uma ideia é criar personagens com os alimentos e dar-lhes nomes divertidos, conforme a característica do alimento. Use nomes de heróis da história ou outros. Para uma geração jovem influenciada pelo factor visual, a apresentação do prato pode fazer a diferença entre comer e não comer.S&L

Susan Keifer-Barone e Marian Wilson
Doutorada em Educação e Enfermeira

Sem comentários: