6.7.11

O Coração e a Regra de 3

Tensão arterial, pulso e cansaço são três indicadores da saúde do seu coração. Aprenda a mantê-lo saudável.
Foi na Unidade de Cuidados Coronários de um Hospital de Nova Iorque, no qual eu estagiava nos anos 80, que o cardiologista-chefe da Unidade me ensinou “a regra de 3”.
Para um jovem médico é um grande desafio tomar conta da Unidade durante um mês. Em semi-círculo, os doentes monitorizados são vigiados e controlados 24 horas por dia. Inicialmente parece um trabalho impossível!

Reuníamos diariamente com o cardiologista para discutir os problemas e fazer planos terapêuticos. Estas conversas estendiam-se da vida da Unidade e permeavam a vida quotidiana, alimentando-se de metáforas úteis à compreensão das nossas tarefas.
Foi neste contexto que aprendi a "regra de 3" que aplico frequentemente na minha vida pessoal. O cardiologista dizia-nos que não nos afligíssemos com tanta informação a piscar furiosamente nos monitores, e explicava:
“Em situações de urgência, tal como em momentos críticos da nossa vida pessoal, é importante escolher os três parâmetros mais importantes, e lutar por eles.”

Assim, resolvi escrever uma pequena série de artigos com esta "regra de 3", escolhendo sinais ou sintomas dum órgão ou sistema, importantes na avaliação e manutenção da saúde. É claro que não passa duma simplificação, já que existem imensas interacções fisiológicas que deixo de fora.

Começo então com o coração, órgão pulsátil do qual depende a distribuição dos nutrientes, incluindo o oxigénio, para todos os tecidos do nosso corpo.

O coração e a “Regra de 3”:
1. Tensão arterial
2. Pulso
3. Cansaço

A tensão arterial depende da força do músculo cardíaco e da tonicidade dos nossos vasos sanguíneos. A tensão alta altera o músculo cardíaco, diminuindo com o tempo a sua força de contracção, e torna rígidas as paredes de todos os vasos sanguíneos do nosso corpo impedindo que estes se ajustem às mais variadas necessidades fisiológicas. A tensão arterial baixa, só por si mesma, é normalmente um sinal de longevidade, apenas é prejudicial quando é consequência de doença. Para manter uma tensão arterial saudável devemos manter o corpo ginasticado, no seu peso ideal e controlar o consumo de sal.

O pulso é um bom indicador de saúde ou doença. Nele estudamos a frequência, que não deve ser rápida nem lenta demais, o seu ritmo que deve ser regular e a sua força que se sente como “uma onda cheia” a pulsar com energia nos locais onde palpamos o pulso. O exercício e hidratação são fundamentais para manter uma frequência cardíaca “temperada” que nos permita acelerar, em caso de necessidade, sem a sensação de que o coração nos vai saltar do peito.

E, por fim, o cansaço é um indicador da capacidade funcional do coração. Fazer exercício sem nos cansarmos demasiadamente é, no geral, sinal de boa saúde cardiovascular. Quando o coração adoece, queixamo-nos de cansaço para as nossas actividades habituais e devemos procurar tratamento.

Para manter um coração saudável faça exercício, gestão do seu stress e controle a quantidade de sal, gorduras saturadas e hidratos de carbono refinados. Meça a sua tensão arterial, conheça o seu pulso e atente a sinais de cansaço fora do normal.

Sem comentários: