5.5.14

Dor nas costas? Veja estas dicas simples!

dor-nas-costas

Esta é uma das queixas físicas mais ouvidas e atinge as mais diferentes faixas etárias! Quem nunca teve dor nas costas? Aliás, quem nunca precisou deixar de fazer alguma atividade por conta de uma terrível dor nas costas e pescoço. As causas podem ser tão variadas que vão desde uma noite mal dormida até a presença de uma doença mais grave. Veja aqui dicas simples para entender melhor e até evitar as dores nas costas!

De onde vêm as dores nas costas?

dor nas costas pode ser originada da própria colunamusculatura, nervos e até mesmo de órgãos que aparentemente não têm relação alguma com a região como rim, útero, ovário e intestino, por exemplo. Por isto a primeira providência ao sentir uma dor nas costas persistente e sem causa aparente é procurar um médico. Pode ser um clínico geral, ortopedista ou reumatologista que, se necessário, encaminhará você para outra especialidade.

Veja algumas das principais causas das dores nas costas

Caso a sua dor não tenha origem em nenhuma doença específica nem traumatismos e, além disso, não venha acompanhada por outros sintomas como formigamento e tontura, talvez ela esteja relacionada a causas mais simples e que podem ser corrigidas facilmente. Veja aqui algumas das principais causas de dor nas costas:
Estresse – a tensão deixa toda a musculatura e os nervos rígidos e dolorosos.
Má postura - esta é uma das causas mais comuns. Pouca gente presta atenção na postura que mantém ao longo do dia, seja no trabalho ou mesmo nos momentos de lazer.
Colchão e até travesseiros inadequados - não é só a cama do hotel que pode deixar as suas costas doloridas, às vezes, o nosso colchão é o grande vilão: ou porque não é adequado ao nosso corpo ou porque já é hora de trocá-lo.
Sedentarismo – para manter a saúde da coluna e afastar as dores nas costas é preciso mexer o corpo e praticar exercícios físicos regularmente.
Prática inadequada de exercício – é muito importante praticar exercícios, mas com uma boa supervisão e respeitando as suas características físicas.

Dicas simples para evitar as dores nas costas

Praticar pelo menos 1 h de exercício, 3 x por semana: caminhada, ioga, pilates, natação ou hidroginástica são boas opções. Além disso, procure se alongar diariamente e busque fortalecer a musculatura do abdômen e das costas com exercícios específicos.
Massagear levemente as costas com óleo de arnica antes de dormir, o que também ajuda a relaxar e afastar o estresse.
Fique de olho na sua postura, tente manter uma postura confortável e correta ao longo do dia e na hora de dormir também.
Evitar permanecer na mesma postura por muito tempo.
Regule a altura do computador para que fique confortável para a sua vista e ombros.
Manter um peso adequado à sua estrutura corporal.
Não fume, parece brincadeira, mas é verdade: os fumantes são mais propensos também a sentir dor nas costas!

Sem comentários: