14.7.12

Usos Medicinais do Limão

Um fruto muito comum em Portugal, o limão é um verdadeiro medicamento caseiro. É rico em vitamina C, flavonóides, vitaminas do complexo B, cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio e fibra; equilibra a química do organismo, pois sendo ácido com um pH de 3.5, contém um composto de bicarbonato de potássio alcalinizante, o qual interage com os ácidos metabólicos do organismo, contribuindo assim para um estado alcalino dos fluídos do organismo, ideal para evitar várias doenças.

O consumo da raspa e/ou sumo de limão fresco diluído em água tem sido relacionado, por exemplo, com a redução do risco de ataque cardíaco e também de cancro.
Seguem-se algumas das vantagens do seu consumo para a saúde:
Desintoxica o fígado, especialmente quando consumido ao início e/ou ao final do dia, antes de deitar.
Alivia as alergias devido à presença de espertina, um fitonutriente que suaviza os sintomas alérgicos pela redução de toxinas ácidas.
Combate os enjoos matinais da gravidez ou outros, acalmando as náuseas e o estômago.
Beneficia o coração devido à vitamina C, que combate os radicais livres (moléculas instáveis que danificam as células). Os níveis baixos de antioxidantes em geral e de vitamina C em particular estão associados com aumento de risco de AVC e ataque cardíaco pois aquelas moléculas oxidam o colesterol que se deposita em forma de placa, bloqueando as artérias.
Prevenção da formação de cálculos renais e da vesícula biliar por ação do ácido cítrico. (Beber um copo de água morna com sumo de limão de manhã.)
Sistema nervoso e cérebro: a tangeritina, um fitonutriente presente na casca do limão controla o excesso de ácido do açúcar, álcool e acetaldeído que destroem as células cerebrais, por exemplo, na doença de Parkinson.
Constipações: a vitamina C e os flavonóides atuam conjuntamente nos ácidos metabólicos, o que faz com que o organismo elimine as toxinas através dos intestinos, poros, tracto urinário e fossas nasais. Actua também na suavização dos tecidos irritados e reduz a histamina, o químico que causa inflamação, nariz entupido e olhos lacrimejantes.
Boca seca: o sumo de limão com água ajuda a produzir mais saliva.
Prevenção de cancro: os limões contêm 22 compostos anti-cancerígenos ou anti-ácidos, incluindo limoneno, um óleo natural que abranda e detém os ácidos que danificam tecidos saudáveis e causam tumores cancerosos. Contém também glicosídeo flavonóide que impede os ácidos de causar danos a células saudáveis com efeito dominó que daria origem a mais células cancerosas.
Limpeza intestinal: o sabor amargo do limão auxilia os movimentos peristálticos. Beber sumo de um limão num copo de água em jejum.
Saúde ocular: a rutina presente nos limões auxilia a resolução de problemas oftalmológicos, incluindo a retinopatia diabética, por deter os ácidos que causam danos aos olhos.
Diabetes: a espertina reduz o ácido no sangue, particularmente os níveis ácidos de glucose.
Anti-acidez: o limão é eficaz no refluxo esofágico, indigestão, inflamação, irritação, ulceração e endurecimento dos tecidos.
Anti-envelhecimento: o bicarbonato de potássio presente nos limões ajuda a neutralizar os ácidos ambientais, metabólicos, respiratórios e alimentares relacionados com o envelhecimento e diversas doenças.

O limão pode ser usado em temperos crus e cozinhados de saladas, seitan, tofu, espetadas de legumes, etc., em limonada, diluído em água, acrescentado a vários sumos de frutas, legumes e chás, etc.


Referências:
http://articlesofhealth.blogspot.com/2012/02/lemons-are-alkalizing-to-blood-and.html
http://shine.yahoo.com/healthy-living/thirteen-unusual-amazing-uses-lemons-121800857.html

Sem comentários: