1.7.12

A Doença Bipolar

A doença bipolar foi anteriormente designada psicose maníaco-depressiva e é uma doença psiquiátrica caracterizada por variações acentuadas do humor, estas crises podem ser de depressão ou de “mania”.

Quando uma pessoa se encontra em estado de crise de depressão, crise onde predominam a tristeza e desespero, costuma sentir e manifestar os seguintes sintomas:
-perda de auto-estima
-esquecimento
-Perda da noção de realidade
-Choro fácil, pensamentos negativos
-Perda de interesse e motivação pelas coisas

Neste tipo de crises a pessoas acreditam numa realidade distorcida, isto é, ela pode pensar que não tem família nem amigos que a apoiem, quando na realidade é totalmente diferente.

Contudo, se uma pessoa está com uma crise de “mania”, que se caracteriza pela euforia maníaca, alegria e motivação, é habitual apresentar os seguintes sintomas:

-irritabilidade, quando pensa que os outros não concordam com as suas ideias
-aumento da auto-estima
-capacidade de trabalhar e muito activa
-pensamento positivo e muito acelerado
-estado de humor elevado

Se uma pessoa se encontra neste tipo de crise ela fica com uma percepção distorcida da realidade, por exemplo, ela esta numa felicidade tal que, num estado psicótico, pode pensar que pode fazer tudo o que quer, que não vai ser prejudicada e, inclusivamente, pode pensar que é Deus, por exemplo.

As crises podem ser classificadas sendo graves, moderadas ou leves.
As mudanças de humor têm repercussão nas sensações e emoções das próprias pessoas levando por vezes á perda da autonomia da personalidade.

Uma crise não tem “tempo limite”, isto é, dependendo das pessoas, uma crise tanto de depressão como de mania pode durar horas, dias ou meses.

Esta doença pode surgir em qualquer altura da vida de uma pessoa, sendo muito menos frequente antes da adolescência.

Ainda não existe tratamento que cure a doença por completo mas existem medicamentos estabilizadores de humor, para as crises de mania, e antidepressivos, para as crises de depressão.

Neste tipo de doenças o apoio familiar e de amigos é muito importante pois uma pessoa num estado psicótico grave não costuma ceder voluntariamente ao tratamento.

Depois de uma crise deve-se voltar ao normal mas é completamente imprevisível.

Segundo um estudo, no reino unido, e publicado no Journal of Biological Psychiatry, as pessoas que sofrem desta doença perdem ao longo do tempo funções cerebrais, tais como áreas que controlam a memória, o reconhecimento facial e a coordenação, referindo também que as pessoas que sofrem mais crises de depressão e mania perdem mais tecido cerebral do que aqueles que não tem crises tão frequentemente.

Sem comentários: