17.2.12

Ficar sentado pode estar te matando! É o que afirmam médicos americanos

Posted on 14/02/2012by Blog Sétimo Dia
O que o apanhado de informações afirma, transformado em infográfico pelo Medical Billing and Coding, é que o homem não foi feito para ficar sentado. No passado, os humanos corriam dentro de fábricas, trabalhavam em fazendas, faziam trabalhos manuais e não tinham muito tempo para sentar. Já na modernidade, a média de tempo que passamos sentados é de 9.3 horas, mais tempo do que dormimos (7.7 horas).

Ficar sentado por 6 horas ou mais ao dia aumenta o risco de doenças cardíacas em 40%, mesmo se você praticar exercícios em outros momentos.

Um dos grandes motivos é que o ato de ficar sentado por muito tempo é associado ao sedentarismo. As atividades energéticas nos músculos da perna param de funcionar (até mascar chiclete produz mais energia do que ficar sentado!). As queimas de caloria caem para 1 por minuto. Enzimas que auxiliam na quebra de gordura reduzem para 90%. O constante acontecimento desses sintomas acaba agravando os riscos de obesidade, doença que dobrou sua porcentagem entre os anos de 1980 e 2000.

Muitos dizem que o motivo por sentarem tanto é que não têm como escapar das cadeiras no expediente de 8 horas do trabalho, mas quando vão para casa, sentam à frente da TV ou do computador e lá ficam. O horário extra que desperdiçamos sentados em casa pode causar graves problemas e deve ser evitado. Os que ficam sentados assistindo TV por mais de 3 horas têm 64% de chance de sofrer uma doença cardíaca.

Toda oportunidade que você tiver dentro do escritório para esticar o corpo deve ser usada. Levante um pouco, alongue o corpo, ande, prefira as escadas em vez do elevador.
Quando voltar para se sentar, lembre-se que postura conta! Sentar em um ângulo de 135 graus causa menos estresse para as costas do que se debruçar sobre a mesa ou mesmo sentar em um ângulo de 90 graus.

O infográfico disponibilizado pelo Medical Billing and Coding pode ser lido por completo abaixo (em inglês).

Sem comentários: