8.10.09

FEIJÃO BRANCO À PORTUGUESA

INGREDIENTES (4 porções)
250 g de feijão branco
6 folhas de repolho
750 g de batatas
4 fatias de pão de milho

INGREDIENTES COMPLEMENTARES
1 colher de sopa de azeite
Sal marinho
PREPARAÇÃO
1- Pôr de molho o feijão na noite anterior em água fria ou durante 1 hora em água quente. Descascar, lavar e cortar em rodelas a batatas. Lavar e picar o repolho.
2- Cozer o feijão em água abundante com sal, até que esteja macio e escorrê-lo. Numa panela à parte cozer as batatas e o repolho em água com sal e uma colher de sopa de azeite. Escorrer as hortaliças (reservar o caldo) e juntá-las ao feijão. Pôr o pão na caçarola de barro e deitar em cima o caldo reservado a ferver. Pôr o feijão e as hortaliças sobre o pão.
3- Servir juntos e temperar com um pouco de azeite.
CONSELHOS PARA A SAÚDEO feijão branco à portuguesa constitui mais um exemplo de uma acertada combinação entre legumes, cereais e hortaliças. Estes três tipos de alimentos saudáveis complementam-se mutuamente para dar lugar a um prato nutritivo e especialmente remendado para:* O metabolismo, graças às proteínas completas que se obtêm da combinação dos ingredientes deste prato. As proteínas e a energia fornecidas por este feijão à portuguesa contribuem para o bom funcionamento dos processos metabólicos no organismo.* A alimentação dos diabéticos, já que os hidratos de carbono deste prato são do tipo complexo. Isso faz com que não provoquem aumentos bruscos do nível de glicose (açúcar), e que sejam bem tolerados pelos diabéticos.* A pele, porque a niacina do feijão branco é necessária para a manter em bom estado, favorecendo a regeneração das células dérmicas.* As artérias e o coração, pois trata-se de um prato de baixo teor de gordura e de sódio – se se lhe juntar muito pouco sal –, que não fornece nada de colesterol, e que favorece a redução do seu nível no sangue. Tudo isso contribui para evitar a arteriosclerose e para melhorar a circulação do sangue pelas artérias.
A Saúde pela Alimentação - ENCICLOPÉDIA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE, ps. 354,355
Dr. Jorge D. Pamplona Roger

Sem comentários: