24.1.14

As frutas são importantes fontes de vitaminas e fibras?

Solução: Correcto. Devem ser consumidas diariamente frutas variadas da estação em curso. No Inverno, os frutos secos, que nos fornecem um complemento calórico, ao serem consumidos com citrinos, fornecem minerais e vitaminas importantes. 
FAMÍLIA ALIMENTAR
Vegetais e frutas

5-9 DOSES/DIA 

TAMANHO MÉDIO DA DOSE 
½ chávena de vegetais ou fruta cozida
1 chávena de salada ou vegetais crus
1 peça de fruta média
¾ chávena de sumo
¼ chávena de frutos secos (ex. nozes, amêndoas, avelãs)

DESCRIÇÃO DAS FAMÍLIAS DE ALIMENTOS
A palavra “vegetal”, como é normalmente usada, aplica-se às folhas, aos caules, às flores, às raízes, aos tubérculos e às frutas não adocicadas das plantas. Como as folhas transformam a energia do sol em alimento, elas estão entre os vegetais mais nutritivos. O alimento produzido pelas folhas chega a outras partes da planta tais como os caules (aipo, espargos), raízes (cenouras, beterrabas e rabanetes), tubérculos (batatas, inhame, mandioca), flores (brócolos, couve-flor) e sementes imaturas (ervilhas, feijão de debulhar, milho). Os pepinos, aboborinhas, beringelas, quiabos e tomates são frutos da planta, mas não são doces. As frutas doces e coloridas das plantas incluem citrinos, bagas, melões, frutas tropicais e uvas. Os vegetais e as frutas fornecem vitaminas A e C, ácido fólico, minerais e fibras alimentares.

SUGESTÕES PARA ESCOLHAS SAUDÁVEIS 
Inclua diariamente alimentos ricos em vitamina C (citrinos, morangos, tomates, pimentos doces), e os que são ricos em vitamina A (a escolha de amarelos e verdes escuros tais como cenouras, e vegetais de folhas verdes). Seleccione vegetais da família das couves, incluindo brócolos, couve-flor, repolho, que se sabe fornecerem factores protectores contra as doenças.

NECESSIDADES ESPECIAIS 
Os indivíduos que desejam limitar o número de calorias que ingerem e aqueles que necessitem de menos calorias poderão escolher um maior número de doses deste grupo. Devem evitar acréscimos aos vegetais e molhos que tenham um alto teor de gordura. Escolham frutas frescas, congeladas ou conservadas sem açúcar.


Sem comentários: