14.8.11

Sinais e Sintomas da Artrite Reumatóise (AR)

O principal sintoma é a inflamação das articulações. Além disso, podem aparecer nódulos duros (nódulos reumatóides) nas regiões de maior atrito da pele, como os cotovelos, ou na zona dorsal dos dedos das mãos e dos pés; também podem localizar-se nos órgãos internos. Com o tempo, a deterioração progressiva das articulações afectadas pode levar a deformidades.
Quando a doença se inicia, normalmente manifesta-se como inflamação simétrica (ie. em ambos os lados do corpo) das pequenas articulações (mãos, punhos e pés) que se encontram rígidas pela manhã. Decorrido um tempo variável (em média dois anos) após o diagnóstico, as articulações podem já encontrar-se deformadas pela inflamação crónica.
Sinais e sintomas que se apresentam na artrite reumatóide:
• Dor articular;
• Inflamação articular;
• Rigidez articular (sensação de “prisão” dos movimentos): geralmente aparece pela manhã e vai desaparecendo progressivamente à medida que o doente exerce a sua actividade diária; a sua duração e intensidade são variáveis.
Outros sintomas são:
• Cansaço;
• Febre;
• Dores no corpo.
A AR pode estar associada a uma outra doença denominada síndroma de Sjögren, caracterizada pela inflamaçãodas glândulas que produzem as lágrimas, a saliva, os sucos digestivos oua secreçãovaginal, provocando secura da pele, boca, olhos, vagina, etc. Por isso, é necessário identificar a existência destes sintomas e informar o médico, para que seja feito o acompanhamento e o tratamento adequados.
Origem e causas
A causa exacta da AR é desconhecida. É considerada uma doença na qual participam múltiplos factores que devem convergir num indivíduo susceptível de desenvolver a doença। Por esse motivo, actualmente não existe um medicamento que cure esta doença. Os factores relacionados com o desenvolvimento da doença são os seguintes:
• Factores genéticos (hereditariedade)
Existe uma predisposição genética que participa no desenvolvimento e gravidade da doença. Esta variação nas características hereditárias explica a razão pela qual, em presença da mesma doença, as manifestações clínicas podem variar de uma pessoa para outra, apresentando gravidade diferente.
• Factores ambientais
Existem factores ambientais desencadeadores que, juntamente com os factores genéticos, determinam o desenvolvimento da doença. Esses factores incluem a localização geográfica/clima, nível de desenvolvimento, tabagismo, perfil hormonal e algumas infecções, principalmente por vírus. Isso não significa que esta doença seja consequência directa de uma infecção, mas sim que uma infecção pode alterar as células do sistema imunitário e desencadear autoimunidade.
• Factores genéticos e tabagismo
A AR, como qualquer outra doença, pode manifestar-se em diferentes etapas da vida, mas na maioria dos casos tem início entre os 30 e os 50 anos em ambos os sexos, embora seja mais comum nas mulheres. O consumo de tabaco é um potencial factor desencadeante.
O que é a Artrite Reumatóide .
O termo artrite refere-se à inflamação das articulações que se caracteriza por dor, calor, aumento do volume e limitação de movimentos. Uma articulação é o ponto de união e movimento entre dois ossos.
A artrite reumatóide (AR) é uma doença crónica que afecta principalmente as articulações, mas é, na realidade, uma doença sistémica, isto é, pode afectar outros órgãos, como o coração, os pulmões, os olhos, a pele, entre outros, sendo classificada como uma doença autoimune.
Em condições normais, todos os seres humanos possuem um sistema imunológico (anticorpos) que funciona para nos proteger de tudo o que for estranho ou alheio ao nosso corpo, como por exemplo os vírus, as bactérias e os fungos que provocam doenças e infecções; esta protecção dá-se por meio da criação de anticorpos, que são proteínas que se unem aos vírus, bactérias, etc., e os destroem.
No caso da AR, os anticorpos comportam-se de forma anormal e atacam as articulações e outras partes do corpo, tais como o tecido de revestimento do coração e pulmões, entre outros; assim surge o termo “autoimunidade”, uma resposta imunitária criada contra os próprios tecidos.
Tratamento.
Ainda não existe um tratamento que possa curar, definitivamente, a artrite reumatóide (AR). No entanto, existem tratamentos que melhoram a capacidade de executar as actividades diárias e o bem-estar dos doentes, por meio da redução da inflamação, alívio da dor e redução dos danos articulares.
Estes tratamentos vão desde simples medidas de alívio dos sintomas e terapias não medicamentosas até ao uso de fármacos com mecanismos de acção complexos.
Todas estas medidas, actuando em conjunto, podem proporcionar ao doente com AR uma melhor qualidade de vida, com menos limitações e mais autonomia.
Com os tratamentos disponíveis, a remissão da doença (ou seja, um estado em que o doente com AR possa viver a sua vida com normalidade, idêntica à que tinha antes de lhe ser diagnosticada a doença) deve ser o objectivo do tratamento da artrite reumatóide.

Sem comentários: