11.12.14

Pudim de Natal

missing image file
Ingredientes
250g de passas secas
250g de sultanas 
250g de passas brancas 
250g de pão ralado 
250g de açúcar mascavado 
125g de margarina 
60g de mistura de cascas de limão, lima e laranja, cristalizadas 
60g de cerejas cristalizadas, picadas 
60g de amêndoas, picadas 
Casca de ½ limão, picada 
Casca de ½ laranja, picada 
1 cenoura pequena, ralada 
½ maçã, ralada 
2 colheres de sobremesa de farinha 
½ colher de chá de mistura de especiarias 
2 ovos 
150ml de cerveja sem álcool 
Pitada de sal

Modo de Fazer
Numa taça grande, misture as passas, o pão ralado, a margarina, o açúcar mascavado, as frutas cristalizadas, a cenoura e a maçã ralada, a casca picada da laranja e do limão, as nozes, a mistura de especiarias, a farinha e o sal. Misture tudo bem com uma colher de pau. 
Noutra taça, bata levemente os ovos com um garfo. Deite os ovos e a cerveja sobre os restantes ingredientes e misture bem com as mãos.
Numa taça de vidro de ir ao forno, bem untada com margarina, deite a mistura premindo levemente com as mãos. Corte um círculo de papel vegetal um pouco mais largo do que a taça, barre com um pouco de margarina e ponha sobre a taça premindo levemente a mistura e à volta da taça. Cubra com folha de alumínio, vedando bem.
Ponha a taça numa panela e encha dois terços da panela com água para que coza em banho-maria. (Para ter a certeza que a taça não assenta no fundo da panela, ponha um prato velho virado no fundo da panela).
Ponha a panela em lume forte e ferva a água. Quando estiver a ferver, reduza para lume brando e deixe cozer durante quatro horas. É importante que tenha atenção em manter o nível da água, acrescentando água a ferver durante a cozedura. 
Retire a panela do calor, tire o alumínio e o papel vegetal. Ponha um prato sobre a taça e vire para retirar o pudim. Sirva com natas levemente batidas.

AMENDOIM
Os amendoins são um alimento muito nutritivo, cuja concentração em nutrientes excede a de qualquer alimento de origem animal, incluindo a carne. São ricos em proteínas, hidratos de carbono, gorduras, vitaminas B1, C e E, bem como nos minerais cálcio, magnésio e potássio. Tudo isto sem conter um grama de colesterol.

LENTILHAS
As lentilhas são um alimento muito concentrado: apenas 11,2% do seu peso é composto por água. 100g de lentilhas cruas satisfaz uma boa parte, ou mesmo a totalidade das necessidades diárias de vários nutrientes (para um homem adulto): proteínas, fibra, vitamina B1, B6, folatos, magnésio, ferro, potássio, zinco e cobre. No entanto, é pobre noutros nutrientes e, por isso, nunca deve ser comida isolada, mas combinada com outros vegetais.

Sem comentários: