20.8.14

CUIDADO COM A PELE

cuidado com  pele
Sejamos francos. O bronzeado é fantástico! Alguns até pensam que dá uma aparência de saúde. Mas, não importando quão estonteante possa parecer a andar pelo escritório três tons mais escuro do que qualquer outro colega, pode ser que esteja a preparar-se para um futuro não muito risonho.
“A pigmentação é uma resposta a danos”, explica o Dr. Henry A. Greenblatt, dermatologista de Nova Iorque. Diz que a pele se bronzeia “apenas para se proteger de danos maiores. Tenho doentes que vão a um instituto de beleza para se bronzearem e que dizem: ‘Bem, vou a um cruzeiro às Caraíbas e quero bronzear-me antes de ir para que não tenha problemas quando lá chegar.’ E respondo-lhes: ‘Então, está a danificar a sua pele agora e a fazê-lo, também, mais tarde. Porque é que não deixa de fazer ambos os danos?’”
O conselho de Greenblatt é simples e directo. “Use protector solar, evite o sol nas horas de ponta, e certifique-se de que não apanha nenhum escaldão. Faça tudo o que puder – quer seja tapar-se com roupa ou ficar à sombra. Há várias maneiras de evitar os danos.”

Um de Muitos
Ficar deitado ao sol é apenas uma das formas de ficar com problemas de pele. Por vezes, longas horas de exercícios – jogar ténis, nadar ou caminhar – sem proteger a pele podem causar resultados nada animadores. O mesmo se aplica com a jardinagem e o aparar a relva. A pele precisa de ser protegida.
A poluição atmosférica representa outra questão. O aumento dos níveis de poluição está a enfraquecer a camada de ozono, permitindo que mais radiação solar nos atinja. Embora as ondas ultravioletas (UV) “sejam mais longas e tenham menos energia do que a radiação ionizante como o raio X”, diz o Dr. Andrew Weil no seu livro Ask Dr. Weil [Pergunte ao Dr. Weil], “Ainda são suficientemente poderosas para penetrar nas células vivas da pele e causar danos ao ADN.”
Ele continua dizendo que “a radiação UV não danifica apenas a pele; pode causar, também, perda de visão conforme a pessoa for envelhecendo, danificando a retina (degeneração macular) e o cristalino (cataratas).”
Usar um bom protector solar pode ajudar a proteger-nos enquanto nos deliciamos por estar ao ar livre num dia ensolarado de Verão. Camisas leves, folgadas, de mangas compridas, calças ou saias compridas, um chapéu de abas largas, e um par de óculos escuros de boa qualidade, representam poderosos antídotos para uma pele danificada pelo sol.
Talvez a vaidade pessoal dite que prefere não andar, numa tarde à beira-mar, vestido desta maneira. Então, agende as suas caminhadas para as primeiras horas calmas da manhã, quando o sol está a nascer, ou para os fins de tarde quando ele já está na sua viagem para ocidente. Talvez possa, até, fazer um passeio romântico à luz da lua. Nunca ninguém sofreu de queimaduras de pele por raios lunares.
Se tiver mesmo de sair durante o dia, use um protector solar adequado ao tipo de trabalho. Um creme ou spray que indique um nível de SPF-15 deve ser considerado o mínimo para bloquear tanto os raios UV-A como os UV-B. Não se esqueça dos óculos de sol com protecção UV.

Cancro de Pele a Aumentar
“Atendo pacientes com cancro de pele todos os dias, sem excepção”, diz o Dr. Greenblatt. Fazendo uma retrospectiva dos seus vinte anos na área da saúde, acrescenta: “Antigamente, não via tantas pessoas na casa dos trinta ou até dos quarenta a sofrer de cancro de pele. Agora vejo-o em pessoas na casa dos vinte.”
No seu livro The Best Treatment [O Melhor Tratamento], o Dr. Isadore Rosenfeld diz que, até muito recentemente, “a pele bronzeada trazia uma áurea de luxo – muito tempo livre, exercício, sol e ar fresco. Era visto como bela e saudável, tanto em homens como em mulheres. Agora sabemos que isso não está correcto. As consequências, a longo prazo, de uma exposição crónica excessiva ao sol são: a) cancro de pele, um dos quais, o melanoma maligno, é uma ameaça para a vida; e b) danos à pele com o resultante envelhecimento precoce e enrugamento. Mas, não obstante toda a educação do público sobre os perigos envolvidos, muitos teimosos ainda passam a maior parte das suas férias deitados, sem se mexerem, durante horas a torrarem ao sol à beira da piscina ou na praia. Quando não conseguem o que querem ao ar livre, vão aos solários.”

familPraia_11487901.jpgBronzeados Procuram-se
Para muitas pessoas, os institutos de beleza com solários tornaram-se muito populares. Ainda no seu livro Ask Dr. Weil [Pergunte ao Dr. Weil], este relata: “Os raios dos solários podem, na realidade, ser mais fortes do que os do sol.” Citando um estudo sueco feito há alguns anos, acrescenta: “as pessoas com menos de trinta anos que costumam frequentar solários mais de dez vezes por ano, têm um risco sete vezes mais elevado de contrair melanoma do que as outras pessoas. A maior parte dos cancros de pele estão relacionados com a radiação UV, e o melanoma é o mais mortal. Não existe essa coisa de raios ‘bronzeadores’, diferentes dos raios ‘queimadores’. A luz UV-A dos solários é pelo menos tão perigosa como as dos raios UV-B que se apanham durante as horas de maior calor.”
Embora ele não diga às pessoas para evitarem o sol a todo o custo, o Dr. Weil adverte: “um bronzeado não é, definitivamente, um sinal de saúde. A única coisa que é boa num bronzeado é que isso quer dizer que esteve ao ar livre, onde talvez tenha feito exercício físico, relaxado e divertido. Obter um bronzeado num salão, sem o benefício das actividades saudáveis, não é o que o médico recomenda.”
Então, e o que dizer de uma lâmpada solar? Uma vez mais, a resposta é não. Um artigo publicado no Charlotte Observer tinha este importante conselho: “Torrar regularmente, sob uma lâmpada solar, até obter um bronzeado dourado, pode aumentar o risco de melanoma maligno, um cancro de pele que é, por vezes, fatal.” O estudo mencionava no artigo que ao analisar o estilo de vida e o risco de melanoma em mulheres entre os 30 e os 50 anos, encontraram o que os investigadores chamam da mais forte evidência já obtida de que o bronzeado resultante da exposição à luz artificial pode ser perigoso para uma pele saudável.

PÉ DE ATLETA

Pé-si55551177_ma.jpg
Não precisa de ser um atleta para sofrer desta doença tão comum. Mas pode ter a certeza de que ajudará esta infecção fúngica a crescer e a desenvolver-se se a mantiver quente, húmida e em ambiente escuro. Embora a infecção seja apenas superficial, consegue ser muito aborrecida, causando comichão, vermelhidão, sensação de queimadura, descamação e até mesmo bolhas e feridas abertas, especialmente entre os dedos dos pés. As unhas dos pés também poderão ficar afectadas. Muitas vezes, outras áreas do corpo também poderão ser envolvidas, especialmente as virilhas. Estas áreas também precisarão de ser tratadas ao mesmo tempo.
Infelizmente, a doença é muito contagiosa. Por isso, tenha muito cuidado quando for ao ginásio ou quando andar descalço nos balneários das piscinas públicas. É preferível usar chinelos de praia. E cuidado com o uso de sapatos/meias/toalhas pertencentes a outras pessoas.

pés_798456.jpg
Medidas gerais
O Verão é o tempo ideal; ideal para os fungos, porque, se usar sapatos fechados, os pés facilmente ficam quentes e suados, mas também ideal para tratar a infecção, porque se podem usar sandálias e até andar descalço a maior parte do tempo. Dessa forma, os fungos não ficarão num lugar escuro e húmido. Talvez a sua mãe não tivesse a razão que pensava que tinha quando lhe dizia para se manter calçado!
Mantenha os pés secos e certifique-se de que os seca bem entre os dedos. Use meias de algodão, mudando-as diariamente. Areje todos os seus sapatos, ao sol, se possível, e polvilhe-os com um pó fúngico. Volte a polvilhá-los sempre que os usar. Evite sapatos de plástico ou borracha, uma vez que estes têm a tendência de manter os pés húmidos.
As infecções fúngicas “adoram” açúcar, por isso os diabéticos, devido ao elevado teor de açúcar no sangue, têm um risco acrescido. Evite alimentos doces ou refinados para não alimentar demasiado os fungos.


Tratamentos locais
Nas farmácias, encontrará medicamentos tópicos antifúngicos, que, normalmente, poderá comprar sem receita médica. Contudo, os remédios naturais podem ser, também eles, muito eficazes. Aqui lhe damos os mais provados:
1. Se a condição for moderada, poderá ser suficiente pôr os pés de molho, diariamente, durante 10 a 15 minutos, numa solução de lixívia (1 colher de chá de lixívia por litro de água quente), ou de sal e vinagre (1 colher de sopa de sal, meio litro de vinagre e meio litro de água quente), e polvilhar entre os dedos com amido de milho (maizena) depois de os secar muito bem.
2. O alho é um vencedor. Muitos estudos científicos mostram a sua eficácia contra as infecções fúngicas. Muitas pessoas sugerem que se ponham lâminas de alho nas áreas afectadas, mas isso poderá causar ardor e irritação. O óleo de alho é uma escolha melhor. Esmague alguns dentes de alho e deixe-os em azeite durante um dia. Retire todos os bocadinhos de alho antes de aplicar o azeite, em pequenas quantidades, nas áreas afectadas.
3. O alcaçuz tem 25 compostos antifúngicos, e o gengibre tem 23. A camomila também tem uma actividade antifúngica. Aplique um chá muito forte de um ou mais destes produtos, misturados, nas áreas afectadas pelo menos duas vezes por dia e deixe secar ao ar. Também poderá, se o desejar, ingerir camomila ou gengibre. O chá de alcaçuz é muito saboroso, mas geralmente causa retenção de líquidos, por isso não é muito aconselhado.
4. O óleo da planta do chá, usado topicamente, tem um poderoso efeito antiséptico e antifúngico. Em algumas pessoas, esse óleo irrita a pele, especialmente se a pele não estiver intacta, por isso é aconselhável fazer, primeiro, um teste numa área pequena.
5. O hidraste é outra planta medicinal que pode ser usada local ou internamente. O composto activo é a barberina. É vendido, muitas vezes, com equinácea, o que seria muito benéfico no tratamento de pé de atleta devido à sua acção estimulante do sistema imunitário.
Certifique-se de que continua o tratamento durante uma semana depois da pele parecer estar totalmente curada e o fungo completamente erradicado. Se o problema não estiver solucionado em poucas semanas, ou se houver inchaço, febre ou pus, é mais seguro procurar a ajuda de um médico.

Marianne Ferreira
Médica

FÉRIAS PRECAVIDAS

Para umas Ferias Precavidas
Nada mais desagradável do que surgir um problema durante as férias e não se saber como actuar de imediato, para o resolver. Neste mês em que a maioria dos portugueses goza as suas merecidas férias, aqui vai uma “ajudinha” da sua Saúde & Lar para suavizar as contrariedades que desejamos, de antemão, não venha a ter.
Queimaduras solareshomem_504493.jpg
O sol brilha, a praia parece gritar o seu nome... e quando dá por si, está com um escaldão. A pele, muito vermelha e dolorida, parece querer lembrar-lhe que se esqueceu do protector solar e do chapéu, e de que, por muito agradável que possa ser, o sol em excesso e às horas de ponta, não é, exactamente, um amigo.

Que fazer?- SAIA DO SOL!
- Arrefeça a sua pele com água fria.
- Já agora, aproveite e beba um grande copo de água. E vá bebendo água e sumos, de preferência naturais. Esqueça as bebidas alcoólicas.
- Passe uma loção de calamina ou uma loção hidratante.
- Vista roupas leves.
- Se vir que a queimadura é grave, não hesite em consultar um médico.
Insolação
Embora se possa dever ao calor, aos exercícios físicos excessivos quando o dia é, já de si, quente, os estados febris também podem ser responsáveis por esta situação perigosa. O organismo não consegue arrefecer através da sudação. Os sinais e sintomas incluem agitação, dores de cabeça e tonturas, pele quente e ruborizada e, nos casos mais graves, perda de consciência.

Que fazer?
- A prioridade é baixar a temperatura da vítima. Leve-a para um local arejado, à sombra.
- Envolva-a num lençol húmido e frio.
- Faça-a beber bastantes líquidos – água, sumos naturais, soro (pode fazê-lo fervendo um litro de água, deixando-a arrefecer e deitando-lhe duas colheres de sopa (rasas) de açúcar e uma colher de chá de sal. Se possível, acrescente umas gotas de sumo de limão).
- Quando a temperatura baixar para níveis seguros, substitua o lençol húmido por um seco.
- Se a temperatura não baixar, leve a pessoa ao hospital.

Desidratação
Alguns sintomas são muito semelhantes aos da insolação: Náuseas, cãibras musculares, boca seca, muita sede, dificuldade em respirar. Na realidade, a insolação pode levar à desidratação. É um problema grave que deve ser imediatamente atendido.

Que fazer?
- Líquidos, muitos líquidos. Tal como no caso da insolação, água em abundância, soro para repor os sais minerais, e nada de bebidas alcoólicas.
- Repouse à sombra.
protector_11481892.jpg
Hipotermia
No Verão?! Claro, a água do mar pode estar mais convidativa do que o calor que a areia reflecte, mas, por vezes, muito fria e fazer a temperatura corporal baixar demasiado. As crianças e os idosos são os mais vulneráveis. A pele toma um tom azulado, o corpo treme de forma incontrolável, sentem-se tonturas e dificuldade em falar e, nos casos extremos, perda de consciência.

Que fazer?
- Ao contrário dos casos anteriores, aqui a pessoa terá que aquecer.
- Saia da água, proteja-se do vento e retire as roupas molhadas, substituindo-as por umas secas.
- Envolva-se numa toalha ou cobertor.
- Mantenha-se desperto e exercite braços e pernas.
- Se notar que está a piorar, peça que o levem ao hospital antes que perca a consciência.


7.8.14

missing image file
Alenda da fonte de juventude tem iludido a vida de muitos aventureiros numa procura infrutífera. Ninguém quer envelhecer e, para muitos, esta procura de alguma poção mágica que nos permita permanecer jovens, o mais tempo possível, continua.
O envelhecimento é um processo gradual, que tem início na concepção e continua através da nossa vida. Na realidade, a velhice não é determinada apenas pela idade cronológica, mas também pela doença e a incapacidade, que limitam as tarefas diárias. Algumas pessoas tornam-se velhas enquanto são relativamente novas. Por outro lado, outras mantêm-se jovens, energéticas e produtivas, ainda que avançadas em idade.
Muitas obras de grandes artistas e génios foram terminadas durante os anos mais tardios da sua vida. Por exemplo, Miguel Ângelo tinha 70 anos de idade quando pintou a Capela Sistina; e Verdi compôs uma das mais famosas óperas com a idade de 80 anos!
O envelhecimento prematuro e a incapacidade são, em grande parte, o resultado de certos factores de estilo de vida. Hábitos como fumar, o consumo de álcool e cafeína e o abuso de drogas podem envelhecer as pessoas prematuramente. Tanto uma alimentação baseada em comidas que são ricas e refinadas, como a falta de exercício aceleram o envelhecimento.

O que fazer?

O que pode comer para se sentir mais novo, e evitar o envelhecimento?
missing image file Coma uma boa salada todos os dias: os legumes de folha verde escura contêm muitos antioxidantes, que não só ajudam a evitar o envelhecimento como também o protegem de doenças cardiovasculares, cancro e doenças degenerativas como a artrite. Os antioxidantes neutralizam os radicais livres, que prejudicam o organismo e têm um papel importante no processo de envelhecimento.
 Coma uma boa variedade de vegetais, incluindo brócolos, tomates e cenouras que são ricos em vitamina A, um forte antioxidante. Os brócolos, as couves, a couve-flor, o tomate, os espargos e as batatas são uma boa fonte de glutationa, também ela um poderoso antioxidante e um impulsionador do sistema imunitário.
√ Seja generoso com as suas doses de fruta. Se não gosta muito de fruta, pode bater várias peças de fruta com a varinha mágica para fazer um batido de fruta. A vitamina C, encontrada em elevada quantidade em muitas frutas, também é um poderoso antioxidante. O abacate, a toranja, os pêssegos, as laranjas e a melancia também são ricos em glutationa.
 Não se esqueça de ingerir algumas oleaginosas e sementes todos os dias. As sementes de girassol são especialmente ricas em vitamina E, outro poderoso antioxidante. E apenas uma ou duas castanhas--do-pará contêm selénio suficiente para um dia. A falta deste mineral tem sido relacionado com muitas das alterações no envelhecimento.
 Evite as gorduras más, como os fritos, gorduras hidrogenadas, esterilizadas e saturadas. Leia os rótulos dos diferentes alimentos antes de os comprar e ficará surpreendido com a quantidade de gorduras más que encontra!
 Corte no consumo de carne e peixe. Coma mais alimentos de origem vegetal.
 Escolha alimentos mais integrais – tais como pão, arroz e massas integrais. A maior parte dos minerais, vitaminas e fibras são retirados dos cereais quando estes são polidos durante o processo de refinação.
missing image fileMas não é só a alimentação que importa!
 Faça actividades ao ar livre. Caminhe na Natureza. Deleite-se com a luz solar. O exercício estimula a circulação, melhorando o funcionamento de todo o organismo.
 Faça exercícios de alongamento algumas vezes por semana. Uma das grandes dificuldades que as pessoas que estão a envelhecer experimentam é a diminuição da sua mobilidade e flexibilidade. Mas isso não tem de lhe acontecer a si.
 Durma o suficiente. Se tem dificuldade em adormecer, procure um produto natural que o ajude a adormecer, sem causar sonolência durante o dia.
 Arranje um passatempo ou uma actividade útil. Estar ocupado ajudará a manter a vitalidade.
 Invista tempo no relacionamento com familiares e amigos. Nenhum homem é uma ilha. Somos ajudados física, emocional e espiritualmente pelos laços estreitos com pessoas que gostam de nós.
missing image file
O que dizer das plantas medicinais?

 Há uma série de plantas que contêm uma quantidade significativa de antioxidantes. Orégãos, alecrim, salva e tomilho podem ser usados em culinária para ajudar a condimentar a comida. Também pode beber chá de cidreira, menta e cardo de leite.
 O ginkgo biloba é muito interessante no processo de envelhecimento. Deve ter ouvido dizer que somos da idade dos nossos pensamentos. O nosso cérebro é a parte mais importante a ser protegida do envelhecimento. O ginkgo biloba aumenta a circulação cerebral e o oxigénio que chega às células do cérebro; portanto, ajuda a memória, a agilidade mental, a concentração, as tonturas e até o humor.
 O ginseng é considerado, pelos Coreanos e Chineses como a Fonte da Juventude. Melhora o tono muscular e a pele, bem como a digestão e o apetite. É utilizado para fortalecer as pessoas debilitadas por doenças crónicas e velhice.
 A centella asiática é usada, normalmente, na Índia para melhorar a longevidade e a memória.
 A onagra é rica em ácido gamma-linoleico, considerado útil em muitas situações clínicas e para prevenir os danos relacionados com o envelhecimento.
 O alho traz muitos benefícios para a saúde, entre os quais a redução do nível de tensão arterial e de colesterol. O alho ajuda a evitar a coagulação do sangue e melhora a circulação. Não é, portanto, de surpreender que muitos estudos liguem o alho a melhor memória e um envelhecimento mais lento.
 Escolha ser mais saudável, durante mais tempo. Não deixe nada ao factor sorte.
Marianne Ferreira
Médica

1.8.14

OS BENEFÍCIOS DA ALFACE



“Coma frequentemente fruta e hortaliças frescas, e cereais com alto teor em fibra” – esta é uma recomendação extraída do Código Europeu contra o cancro e uma sugestão para não esquecermos o papel da fibra vegetal no organismo humano. A OMS recomenda a ingestão de 30g de fibras diárias (ou seja, o consumo diário de 4 a 5 porções de legumes e vegetais e 3 a 4 porções de frutas, para além dos grãos e cereais).
Para as pessoas mais idosas existe uma sugestão de ingestão de fibras entre 10 e 13g por cada 1000Kcal (Associação Dietética Americana).
A fibra é um hidrato de carbono (polissacarídeo) complexo, resultante da combinação de vários monossacarídeos (unidades de açúcar simples). Como não é absorvida, atua no intestino como uma vassoura, e é um elemento essencial para baixar o colesterol.
Talvez devido ao facto de não assimilarmos a fibra, ela não é considerada, por algumas pessoas, como essencial para a nossa alimentação. Erro crasso!
As fibras alimentares são de dois tipos: solúveis e insolúveis na água. As que são insolúveis na água (e que, por isso, chegam ao nosso intestino sem estarem “desaparecidas” na água dos alimentos), principalmente vegetais, previnem a primeira causa de morte por cancro em Portugal (o cancro do cólon) bem como outros tipos de cancro, como sejam o do intestino ou do ânus. Como chegam ao intestino intactas, aí desenvolvem uma fermentação própria (libertando ácido acético-propiónico-butírico, ácidos gordos de cadeia curta) e é este processo que vai garantir uma proteção especial à parede intestinal contrariando o desenvolvimento do carcinoma intestinal. Este tipo de fibras não se dissolve com a mastigação, e atua no tempo (diminuindo-o) que as fezes levam a percorrer os intestinos, tornando-as mais moles. Abundam nas hortaliças, na casca de frutas, no farelo de trigo, na linhaça, nas amêndoas, para citar alguns exemplos.
Quanto às fibras solúveis (que se dissolvem em água), elas são provenientes, por exemplo, das leguminosas (ervilha, feijão, grão-de-bico), das nozes, da aveia, da cevada e das frutas (abacate, ameixas). Estas fibras solúveis combinam-se com a água, tornam-se viscosas e, por isso, dificultam a absorção dos açúcares contidos nos alimentos. Isto é fundamental para os diabéticos, pois assim reduz-se a glicémia pós prandial e combate-se a obesidade (a sensação de saciedade é favorecida e, por não terem valor calórico ou energético, ajudam na redução das gorduras, principalmente as saturadas e do colesterol).

Onde se encontram as fibras
Embora a indústria alimentar apresente o engodo de produtos “ricos em fibra” ou “enriquecidos com fibra” para atrair o cliente, uma alimentação natural evitará maiores gastos no supermercado e na fatura da saúde. Isso significa usarmos em abundância, no nosso regime alimentar, vegetais, frutas, leguminosas e cereais, todos eles ricos em fibras. Assim, “inundamos” os intestinos de fibra incrementando o número de lactobacilos e purgando a flora intestinal patogénica. São estes efeitos combinados que têm grandes benefícios para a prevenção do cancro.

O mal das fibras
Mas nem tudo são “rosas” nas fibras; isto é, não é porque as fibras fazem bem que podemos ingerir fibras sem restrição. Na verdade, o excesso de fibras na alimentação compromete a absorção de minerais fundamentais para o nosso organismo. Outro aspeto essencial é que é necessário ingerir muita água para o funcionamento ideal das fibras, pois, caso contrário, elas podem conduzir à prisão de ventre.
No entanto, como sabemos, não é indicado beber água às refeições (ela deve ser bebida entre as refeições), o que levanta uma pergunta: se não devemos beber água ou outros líquidos à refeição, onde vamos buscar a água necessária ao bom funcionamento das fibras? Pois bem, a resposta da Natureza a esta pergunta é: à própria alimentação.
Tomemos um exemplo: a alface! A alface é um produto muito rico em fibra, ideal para a nossa alimentação diária. E a alface é 90% água. Ela contém a água necessária para o processamento ideal da fibra que tem em altos teores.
Se tivermos uma alimentação racional, ganharemos em todos os sentidos.
Assim, este mês decidimos dar uma ajuda à sua saúde (e às suas economias) apresentando-lhe um alimento que é altamente benéfico e acessível para aqueles que vivem numa latitude como a nossa. Um alimento que poderá cultivar na sua HoLa. Falamos da alface!
A partir de agora, não lhe vai faltar a alface produzida por si.

A alface na alimentação diária 
A salada de alface é, certamente, entre todas, a mais requerida e a mais apreciada. Uma alface, bem fresca e bem temperada, é bem-vinda em todas as refeições. Não contendo, praticamente, calorias é, no entanto, rica em fibra, vitaminas e sais minerais, ajuda a digestão, e é reconhecida por ser indutora do sono quando consumida ao jantar. A maior parte do seu peso é constituída por água, o que a torna numa verdura leve, diurética e sempre aconselhável quando se pretende emagrecer.
Reservar um espaço na horta para a alface é optar por uma boa economia do lar, além do grande benefício que se tem através do consumo da colheita do próprio dia.
Este é um legume que deve ser cuidadosamente lavado antes de ser apresentado na mesa: pode ter sido contaminado por águas de rega ou pelo contacto com estrume. A alface não perderá o seu sabor se a água onde foi lavada for bem extraída das suas folhas e, hoje, existem no mercado pequenos aparelhos que ajudam neste processo.

Tenha Alface quase o ano todo!
Preparar
A alface pode ser cultivada todo o ano. Assim, existem espécies para as diferentes estações do ano.
As alfaces de verão e outono preferem terras húmidas, resistindo assim melhor à carência de água no verão e ao primeiro frio do outono.
alface_54135406.jpgAs alfaces de inverno adaptam-se melhor a terras pesadas e húmidas, que ajudam a combater o frio.
As alfaces de primavera preferem a terra leve, pois assim aquecem mais depressa.
Deve evitar-se cavar a terra antes da plantação, pois as alfaces não se desenvolvem bem em solos profundos (se for necessário, bater bem a terra antes de as semear); para adubar a terra misture-se esta com palha.
A alface pode ser semeada/plantada em pequenos vasos numa varanda, num balcão dentro de casa e exposto ao sol, ou mesmo pendurada, por exemplo, num garrafão de plástico de 5 litros, em que fez um a quatro orifícios laterais onde são introduzidas as alfaces que crescem para fora do garrafão.

alface_70889617.jpgSemear
A sementeira da alface pode ser feita durante todos os meses do ano – as variedades da primavera a partir de janeiro, as de verão a partir de março e as do outono e inverno a partir de agosto ou setembro (ver quadro).

O terreno deve ter sido enriquecido, de preferência, no ano anterior. A semente, ligeiramente coberta com um pouco de terra leve, germinará ao fim de cerca de vinte a trinta dias. Quando adquire alguns centímetros de altura, torna-se necessário um desbaste de modo a que as plantas que vão permanecer no terreno onde foram semeadas tenham um intervalo de cerca de 25 centímetros.
Plantar
Presentemente, dá-se preferência à compra, em casas da especialidade (ou nas feiras de caráter regional), das plantas já germinadas e preparadas para a respetiva plantação. Porém, optando pela sementeira doméstica, proceder-se-á como indicado no ponto anterior, sendo ainda possível fazer o transplante das que foram arrancadas por ocasião do desbaste.

Colheita
Sementeira
Disposição em terra
Variedades
Janeiro
Setembro, em fila sob proteção
Alface de semente preta
Fevereiro
Outubro, em fila sob proteção
Alface de semente preta
Março
Novembro, em fila sob proteção
Alface de semente preta
Abril
Setembro, em terreno inclinado (alface de inverno), setembro, sob proteção (alface romana)
Outubro, alface de inverno, em terra livre
Dezembro, em estufa ou sob proteção
Alface de inverno
Alface romana
Maio
Outubro, em terreno inclinado,
fevereiro, em estufa ou sob proteção
Março, em canteiro
Novembro, em terreno inclinado, em março ou abril
Alface de inverno
Alface de semente branca, alface dourada, alface rasteira
Junho
15 de março, sob proteção
15 de abril, em terreno inclinado (a batávia)
Abril
Princípio de maio
Alface de primavera
Julho
1 de maio, em terreno inclinado (a romana)
7 de abril, em terreno inclinado (a alface de verão)
Meados de maio
Fim de abril
Alface de primavera
Agosto
7 de maio, em terreno inclinado
1 de junho, em terreno inclinado
Fim de maio
Meados de junho
Alface de verão
Setembro
Junho, em terreno inclinado
Duas a três semanas depois
Alface de fim de outono
Outubro – Novembro
Julho, em terreno inclinado
Duas a três semanas depois
Alface de fim de outono
Dezembro
Agosto, em terreno inclinado
Setembro, sob proteção
Alface de inverno

alface_102931295.jpgCuidar
A alface não exige muitos cuidados, para além de boa exposição solar e, a partir da primavera, de uma boa rega que deve ser mantida até às primeiras chuvas outonais.

Colher
A alface é uma hortaliça que se degrada rapidamente. Assim, fora do frigorífico, ela deve ser guardada com a sua parte inferior dentro de água. Uma maneira de manter a sua frescura, se ela não for consumida por inteiro, é ir retirando as folhas exteriores primeiro, consumindo as interiores no final.


SopaFria2.jpgFolhasRecheadas.jpgCozinhar

HoLa%20Anual2-3.aiUma HoLa em terraEspaço extra para a estufa (1x1m), a estação de compostagem e para arrumação dos utensílios.
Terreno para cultivo de 10m2 (5x2m), dividido em 12 partes iguais.Todos os meses, veja a sua HoLa a crescer!
alface_78198286.jpgNutrir
Classificação científica da alface
A alface é um vegetal muito potente no combate à obesidade, na medida em que o valor energético é baixo (o conteúdo em água representa quase 96% do seu peso). Rica em fibra, ajuda a regular a digestão e o trato intestinal. Rica em ferro, desempenha um papel no transporte de oxigénio no organismo.
Macroconstituintes 
Para mais informações nutricionais ver: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006.
Outras informações
A alface-romana é um legume recente, um híbrido resultante da mistura do aipo-esguio e da alface. É quatro vezes mais rica em vitaminas do que a alface comum. Tem um sabor intenso que se localiza no coração não repolhudo e no caule central que se podem comer crus em salada ou cozidos como se prepara o aipo. 

rapaz_24118333.jpg
Sugestões e soluções 
A salada e o seu consumo pelos humanos remonta aos tempos mais recônditos da História. Há registos do seu consumo antes de Cristo pelos romanos e o seu uso ultrapassa o limite alimentar. A salada possui propriedades medicinais que podem ser adquiridas a partir dos seus talos amassados ou em chá (calmante, sonífero, laxante, antialérgico – sumo de alface –, contra a artrite e aterosclerose, entre outros). No caso de mulheres que desejem engravidar ou tiveram toxoplasmose, a alface pode desempenhar um importante papel, pois é uma boa fonte de folatos. Os folatos ajudam a síntese de ADN na formação de novas células, evitando anemias, intervindo na formação dos glóbulos vermelhos e brancos.
Um dos inimigos das alfaces na horta são as lesmas. Para evitar que elas se aproximem pode usar vários métodos naturais sem recursos a produtos químicos. Por exemplo, espalhe bocados de abóbora pelo jardim em torno dos canteiros que elas mais ataquem (no caso, o das alfaces). Naturalmente elas são atraídas para os pedaços de abóbora e assim é fácil de as recolher e colocar em lugar distante da HoLa. Colocar cinza à volta do canteiro das alfaces é outra possibilidade, embora isto possa vir a alterar as propriedades do solo também. Outra armadilha pode ser montada com latas enterradas ao nível do solo com cerveja misturada com sal. Atraídas pela cerveja, as lesmas morrem desidratadas pelo sal.
Uma outra forma de afugentar os insetos da HoLa pode ser conseguida através de um sumo de mistura de folha de tomateiro, 2 dentes de alho descascados e 2 malaguetas. Depois de estes produtos terem sido liquidificados, coar e pôr no pulverizador. Depois é só espalhar o produto nas plantas atacadas.

Luís Nunes
Sociólogo da Medicina e da Saúde, MPH, PhD