9.11.09

TARTE DE MAÇÃ

INGREDIENTES:
MASSA
150 g de farinha
150 g de farinha integral
1 pitada de sal fino
75 g de manteiga biológica
Água fria para amassar

RECHEIO
300 g de miolo de amêndoa moído sem pele
200 g de queijo-creme magro
3 c. (sopa) geleia de milho
3 maçãs vermelhas
Geleia de fruta para pincelar

PREPARAÇÃO:
1- Misture as farinhas com o sal, a manteiga aos pedaços e amasse. Aos poucos, vá juntando água, até obter uma massa homogénea. Reserve durante 20 minutos.
2- Recheio: misture o miolo de amêndoa com o queijo-creme e a geleia de milho. Envolva muito bem.
3- Estique a massa com um rolo, até que fique com cerca de 3 mm de espessura. Forre as formas e recheie com o preparado anterior. Corte as maçãs ao meio e descaroce. Corte às fatias e disponha sobre o recheio.
4- Leve ao forno durante cerca de 30 minutos à temperatura de 190º C. depois de cozidas, pincele as tarteletes com a geleia de fruta e deixe arrefecer.

6.11.09

COMO MANTER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL

A Alimentação saudável é a alimentação ou nutrição de comer bem e de forma equilibrada para que os adultos mantenham o peso ideal e as crianças se desenvolvam bem e intelectualmente, dependendo do hábito alimentar.

Adicionalmente, a alimentação saudável envolve a escolha de alimentos não somente para manter o peso ideal, mas também para garantir uma saúde plena. As dietas são rotinas alimentares que buscam atingir um determinado objetivo, e nem sempre vão de encontro ao conceito de alimentação saudável. Por exemplo, dietas restritivas, como a dieta do dr. Atkins, não preenche os critérios de alimentação saudável, visto que aumenta os riscos de câncer de intestino e doenças cardiovasculares.

As orientações das pirâmides alimentares, que são esquemas gráficos que distribuem os vários tipos de alimento e as quantidades em que cada um deve ser ingerido nas refeições diárias, podem ajudar em alcançar uma alimentação saudável e evitar disfunções alimentares.

Complementação ou suplementação de vitaminas podem ser necessárias para que uma dieta seja realmente saudável,segundo estudos e consensos de especialistas.

A roda dos Alimentos tem 7 grupos de alimentos com dimensões diferentes, representando a proporção do peso que, cada um deles, devia ter na nossa alimentação diária.

Muitos alimentos são utilizados na prevenção de doenças específicas ou para melhorar aspectos da saúde, sendo considerados alimentos funcionais.

Alimentação saudável é uma dieta composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio e outros minerais, como também rica em vitaminas. Para isto necessitamos de uma dieta variada, que tenha todos os tipos de alimentos, sem abusos e também sem exclusões.

Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. As vitaminas e minerais é que dão as diversas colorações aos alimentos.

Como ter uma alimentação saudável? Várias respostas nos surgem. Isto porque a resposta Depende. Depende do que ? Depende se você é uma pessoa normal, saudável, com o peso correto e quer apenas conservar este “status”, ou se pelo contrário, você tem problemas de saúde, ou tendências hereditárias a tê-los, é obeso, ou se tem propensão a engordar.

5.11.09

TARTE DE CHOCOLATE

INGREDIENTES:
MASSA
250 g de farinha
50 g de miolo de noz moído
75 g de açúcar
150 g de manteiga sem sal
1 ovo

RECHEIO:
370 de chocolate em tablete
1 c. (chá) de óleo de piripiri
250 g de manteiga sem sal
2 ovos
4 gemas
70 g de açúcar
Açúcar em pó para polvilhar

PREPARAÇÃO:
1- Massa: envolva a farinha com o miolo de noz, o açúcar e a manteiga. Amasse com as mãos até obter um preparado areado. Junte o ovo e amasse até que fique uma mistura homogénea. Reserve no frigorífico durante quatro horas.
2- Retire do frio e forre uma tarteira untada e leve ao forno durante cerca de dez minutos, à temperatura de 200º C. baixe a intensidade do forno e deixe cozer mais dez minutos.
3- Recheio: derreta o chocolate em banho-maria. Adicione o óleo e a manteiga. Bata os ovos com as gemas, o açúcar e envolva com o preparado de chocolate.
4- Verta o creme obtido sobre a base da tarte e leve ao forno durante cerca de dez minutos, a 180º C. Antes de servir, polvilhe com açúcar me pó.

QUCHES DE ERVAS AROMÁTICAS E RICOTTA

INGREDIENTES:
800 g de queijo ricotta
3 ovos
75 g de queijo da ilha
4 c. (sopa) de folhas de manjericão fresco
4 c. (sopa) de cebolinho fresco picado
3 c (sopa) de orégãos frescos
½ c. (chá) de sal
Pimenta preta em grão
Azeite para untar
1 c. (sopa) de pinhões
Folhas de manjericão para decorar.
MOLHO DE AZEITONAS
150 g de azeitona pretas e verdes recheadas com pimentos morrones
2 dentes de alho esmagados
4 c. (sopa) de azeite.

PREPARAÇÃO:
1- Misture o queijo ricotta com as gemas e o queijo da ilha ralado na hora. Adicione as ervas frescas com o sal e pimenta moída na altura. Bta até obter um creme fofo e verta para uma taça.
2- Bata as claras em castelo firme e adicione ao preparado de quijo. Envolva bem. Unte com azeite quatro miniformas de pudim. Passe a mistura para as formas e alise a superfície.
3- Leve ao forno a 180º C, até as quiches ficarem douradas e firmes. Retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar.
4- Entretanto, prepare o molho de azeitonas reservando algumas para a decoração. Pique as azeitonas e os alhos e misture numa tigela, juntamente com o azeite.
5- Desenforme as quiches para uma torteira. Por cima disponha os pinhões, azeitonas às rodelas e decore com folhas de manjericão e sirva com o molho à parte.