27.10.09

ARROZ COM LEGUMES

INGREDIENTES:
1 cebola
2 dentes de alho
1 dl de azeite
1 beringela
1 cenoura
½ pimento-verde
¼ de couve-lombarda
200 g de arroz integral precozido
8 dl de água a ferver
Sal q.b.

PREPARAÇÃO:
1- Pique a cebola e os alhos e refogue em azeite. Junte a cenoura, a beringela e o pimento-verde, arranjados e cortados em cubos e a couve-lombarda em tiras-finas.
2- Tempere de sal e deixe estufar. Acrescente o arroz e deixe que frite por alguns miutos, mexendo sempre. Regue então com a água a ferver e rectifique os temperos.
3- Tape, reduza o lume para o mínimo e cozinhe cerca de 10 minutos.

15.10.09

LASANHA DE ESPINAFRES

INGREDIENTES:
500 g de espinafres cozidos
4 c. (sopa) de azeite
4 dentes de alho picados
Sal
Pimenta
3 c. (sopa) de farinha de trigo
2 requeijões
1 embalagem de folhas de lasanha
2 c. (sopa) de miolo de pinhões
2 c. (sopa) de queijo parmesão
Tomates-cereja e hortelã para decorar.

PREPARAÇÃO:
1- Salteie os espinafres no azeite juntamente com os alhos picados. Tempere com sal e pimenta e reserve.
2- À parte, leve as natas ao lume com os ovos e a farinha. Mexa bem até engrossar ligeiramente. Acrescente os requeijões desfeitos com um garfo e envolva no preparado anterior.
3- Unte com azeite um recipiente refractário e preencha-o com os preparados anteriores, fazendo camadas alternadas com as folhas de lasanha. Termine com o recheio e polvilhe com o miolo de pinhões e o queijo.
4- Leve ao forno a 190º C, até cozer e tostar por cima. Passado o tempo estipulado, corte a lasanha aos rectângulos e decore com tomate e hortelã.

MOUSSE DE UVA

INGREDIENTES:
0,5 kg de uvas pretas e brancas
0,5 l de natas
½ limão (sumo)
2 c. (sopa) de frutose
1 c. (sopa) de alga ágar-ágar
0,5 l de água
Canela em pó para polvilhar

PREPARAÇAO
1- Lave e corte as uvas aos pedaços pequenos e elimine os caroços. Entretanto, bata as natas bem frias até ficarem firmes. Junte o sumo do limão e a frutose e bata mais um pouco.
2- Coza a alga na água por cinco minutos e deixe-a arrefecer. De seguida, junte ao preparado das natas e mexa bem. Transfira para uma taça de vidro e junte as uvas. Leve ao frio até solidificar. Sirva a mousse fresca, polvilhada com canela em pó.

12.10.09

TARTE DE AMENDOIM

INGREDIENTES
150 g de açúcar
50 g de manteiga vegetal
50 g de manteiga de amendoim
150 g de farinha de trigo
4 ovos
1 c. (chá) de fermento em pó
Cobertura
1 dl de água 100 g de açúcar 1 c. (sopa) de manteiga vegetal
2 c. (sopa) de leite de soja
200 g de amendoim sem pele.

PREPARAÇÃO

1 – Para a base, coloque numa batedeira o açúcar e as manteigas. Bata bem até obter um creme fofo, junte a farinha, os ovos e o fermento e bata bem até obter uma massa homogénea.
2 – Disponha numa forma, previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno a 180º C, por 20 minutos.
3 – Entretanto, faça a cobertura, colocando numa caçarola a água com o açúcar e leve ao lume até obter o ponto de caramelo (este ponto é atingido quando o açúcar perde toda a água e ganha uma cor dourada. Retire a calda do lume quando esta se tornar avermelhada e tiver um cheiro característico).
4 – Incorpore a manteiga e o leite até obter um caramelo homogéneo. Retire do lume e envolva os amendoins.
5 – Retire o bolo do forno, desenforme para um prato de servir e espalhe a cobertura por cima. Deixe arrefecer e sirva.

8.10.09

BOLINHOS DE SOJA E COUVE-FLOR GRATINADA



INGREDIENTES
50 g de soja granulado fino
100 g de lentilhas cozidas
Sal e pimenta
Gengibre ralado fresco
Molho de soja
Farinha, ovo e pão ralado para panar
Óleo ou azeite para fritar
1 couve-flor e 1 requeijão
1 c. (sopa) de natas de soja
Raspa de ½ limão
1 molho de agriões lavado
1 cebola
Molho vinagre de compra

PREPARAÇÃO
1 – Demolhe o granulado de soja em água fria por dez minutos. Findo o tempo, escorra-o e junte às lentilhas. Triture bem e tempere com sal, pimenta, gengibre ralado e molho de soja.
2 – Molde pequenos bolos com as mãos e passe-os por farinha, ovo batido e pão ralado. Em seguida, frite em gordura quente. Escorra sobre papel absorvente e reserve.
3 – Coza a couve-flor em água fervente com sal. Escorra-a e coloque num recipiente refractário. Faça uma pasta com o requeijão e as natas e tempere com sal, pimenta e raspa do limão.
4 – Verta sobre a couve-flor e leve a gratinar no forno. Retire do calor e sirva a guarnecer os bolinhos juntamente com uma salada feita com os agriões e a cebola às rodelas finas. Tempere com o molho.

FEIJÃO BRANCO À PORTUGUESA

INGREDIENTES (4 porções)
250 g de feijão branco
6 folhas de repolho
750 g de batatas
4 fatias de pão de milho

INGREDIENTES COMPLEMENTARES
1 colher de sopa de azeite
Sal marinho
PREPARAÇÃO
1- Pôr de molho o feijão na noite anterior em água fria ou durante 1 hora em água quente. Descascar, lavar e cortar em rodelas a batatas. Lavar e picar o repolho.
2- Cozer o feijão em água abundante com sal, até que esteja macio e escorrê-lo. Numa panela à parte cozer as batatas e o repolho em água com sal e uma colher de sopa de azeite. Escorrer as hortaliças (reservar o caldo) e juntá-las ao feijão. Pôr o pão na caçarola de barro e deitar em cima o caldo reservado a ferver. Pôr o feijão e as hortaliças sobre o pão.
3- Servir juntos e temperar com um pouco de azeite.
CONSELHOS PARA A SAÚDEO feijão branco à portuguesa constitui mais um exemplo de uma acertada combinação entre legumes, cereais e hortaliças. Estes três tipos de alimentos saudáveis complementam-se mutuamente para dar lugar a um prato nutritivo e especialmente remendado para:* O metabolismo, graças às proteínas completas que se obtêm da combinação dos ingredientes deste prato. As proteínas e a energia fornecidas por este feijão à portuguesa contribuem para o bom funcionamento dos processos metabólicos no organismo.* A alimentação dos diabéticos, já que os hidratos de carbono deste prato são do tipo complexo. Isso faz com que não provoquem aumentos bruscos do nível de glicose (açúcar), e que sejam bem tolerados pelos diabéticos.* A pele, porque a niacina do feijão branco é necessária para a manter em bom estado, favorecendo a regeneração das células dérmicas.* As artérias e o coração, pois trata-se de um prato de baixo teor de gordura e de sódio – se se lhe juntar muito pouco sal –, que não fornece nada de colesterol, e que favorece a redução do seu nível no sangue. Tudo isso contribui para evitar a arteriosclerose e para melhorar a circulação do sangue pelas artérias.
A Saúde pela Alimentação - ENCICLOPÉDIA DE EDUCAÇÃO E SAÚDE, ps. 354,355
Dr. Jorge D. Pamplona Roger

5.10.09

APRENDA A COMER FRUTA



A fruta é o mais perfeito alimento, gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao corpo o máximo em retorno. O único alimento que faz o cérebro trabalhar é glicose. A fruta é principalmente frutose (que pode ser transformada com facilidade em glicose), e na maioria das vezes 90-95 por cento de água. Isso significa que ela limpa e alimenta ao mesmo tempo. O único problema com a fruta é que a maioria das pessoas não a sabe como comer de forma a permitir que o corpo use efectivamente os seus nutrientes. Deve-se comer frutas sempre com o estômago vazio . Por quê? A razão é que as frutas não são, em princípio, digeridas no estômago: são digeridas no intestino delgado. As frutas passam rapidamente pelo estômago, dali vão para o intestino, onde libertam os seus componentes fundamentalmente açúcares. Mas se houver carne, batatas ou amidos no estômago, as frutas ficam retidas e começam a fermentar. Já comeu fruta como sobremesa, após uma lauta refeição, e sentiu que a digestão se fez com muita dificuldade? A razão reside no facto que a fruta não foi comida da maneira adequada. Deve-se comer frutas sempre com o estômago vazio. A melhor espécie de fruta é a fresca ou o sumo natural. Não se deve beber sumo de lata ou do recipiente de vidro. Por que não? A maioria das vezes o sumo foi aquecido no processo de vedação e a sua estrutura tornou-se ácida. Quer fazer a mais valiosa compra que possa? Compre uma boa máquina de fazer sumos. Beba o sumo natural como se fosse fruta, antes da refeição. Já sabe o que vai acontecer? o sumo é digerido tão depressa que pode comer uma refeição quinze ou vinte minutos mais tarde e aqui vai um conselho importante, não necessitará de encher o estômago em demasia, sente-se saciado.
O dr. William Castillo, chefe da famosa clínica de cardiologia Framington, de Massachusetts, declarou que a fruta é o melhor alimento que podemos comer para prevenir de doenças do coração. Disse que as frutas contêm bioflavinóides, que evitam que o sangue se espesse e obstrua as artérias. Também fortalecem os vasos capilares, e vasos capilares fracos quase sempre provocam derrames internos e ataques cardíacos.
Agora, uma coisa final que gostaria que mantivesse na sua mente sobre frutas. Como se deve começar o dia? O que se deve comerão pequeno almoço? Muitas pessoas pensam e assumiram como estilo de vida, ou ir aos Cafés (Pão – Quente) e beber leite e café com bastante açúcar (incompatível leite açúcar), ou comem em casa uma “boa refeição”, uma chávena de leite e pão branco com manteiga. Pensa que esta é uma boa ideia para começar um dia stressado? Não!
O que o nosso organismo necessita para nos dar a força que necessitamos é algo que seja equilibrado, nada como começar com frutas para limpar e preparar o estômago para receber um pequeno almoço (café da manhã) que lhe dê energia para toda a manhã.
Já ouviu o ditado: “Pequeno-almoço (café da manhã) de Rei, Almoço de Príncipe e Jantar de Pobre.”
Siga este Blogue e terá informações preciosas para viver com mais Saúde.

Nota: Não se esqueça de comer uma peça de fruta entre as refeições. Evite os bolos, o café e outros substituintes das três principais refeições do dia.